Entenda o que é o ‘fungo preto’, grave infecção que pode ter sido encontrada em paciente com Covid-19 em SC
No último sábado (29), o Estado de Santa Catarina e a prefeitura municipal de Joinville receberam um comunicado do Ministério da saúde, sobre a investigação de um um possível caso de mucormicose, infecção fúngica chamada popularmente como “fungo preto”, em um paciente, de 52 anos, diagnosticado com à Covid-19. Nesta segunda-feira (31), a Diretoria de Vigilância Epidemiológica de Santa Catarina (Dive/SC), divulgou um vídeo, com o médico infectologista Fábio Gaudenzi, que deu mais explicações sobre a infecção.
“Importante lembrarmos, que essa doença, a mucormicose é uma infecção fúngica invasiva, grave e que pode acometer pessoas que estão com a imunidade muito reduzida. Ela já é conhecida, já é diagnosticada e tratada em nosso Estado, principalmente em populações com comorbidades”, explicou Fábio.
O paciente está internado em um hospital particular de Joinville e fez uma cirurgia na última semana. O homem é morador da Zona Norte de Joinville, testou positivo para Covid-19 em fevereiro deste ano e tem histórico de comorbidades (diabetes mellitus e artrite reumatoide).
O que é a mucormicose
Conhecido popularmente como “fungo preto”, o quadro mata mais de 50% dos acometidos. Muitos precisam passar por cirurgias mutilantes, que retiram partes do corpo afetadas pelo micro-organismo, como os olhos.
A infecção provocada por fungos que já acometeu quase 9 mil pacientes com Covid-19 na Índia.
Fonte: ClicRDC