Notícias do Novo Tílias News

EM 1 ANO DE USO, APLICATIVO DA BRF TRANSFORMA O DIA A DIA DE PRODUTORES INTEGRADOS


A BRF, uma das maiores companhias de alimentos do mundo, transformou rotinas no campo com a utilização de aplicativo para estreitar a comunicação com os produtores integrados em todo o Brasil. Em um ano de implantação, a Plataforma Digital Agro (AgroBRF) consolidou-se como uma ferramenta no dia a dia das granjas. Está disponível para os integrados que atendem às fábricas da BRF, com informações como o peso das aves, status do lote, acompanhamento de sanidade dos animais e previsão de abate, programação de ração e previsões de remuneração podem ser acessadas em tempo real. Os produtores, que se utilizam do app, descrevem que a tecnologia mudou o seu dia a dia e melhorou a gestão de sua atividade.

Produtor integrado com quatro aviários na Linha Barra do Tigre, em Concórdia (SC), Jarbas Salvin utiliza o AgroBRF desde o seu lançamento no ano passado e percebe como a tecnologia o ajuda a monitorar números que lhe dão mais segurança, inclusive, para expandir a produção. Nos próximos dias, Jarbas Salvin começa a construir outros dois aviários na granja, onde já produz 1,3 milhão de aves por ano. “Essa tecnologia dá agilidade no trabalho, porque em tempo real, por exemplo, você fica sabendo a quantidade de ração que foi entregue”, ressalta. “Você acompanha tudo pelo portal, desde lançamento de pesagem, abate, alojamento. É uma ótima ferramenta criada pela BRF. É ganho de tempo, porque você acompanha tudo diariamente”.

Roseli Marcon, que tem uma granja na Linha Roça Grande, em Luzerna, município do Meio-Oeste catarinense, há seis anos produz frango de corte e há 14 anos frango de postura, cujos ovos vão para o incubatório da BRF em Herval D’Oeste. Ela relata que o AgroBRF contribuiu muito para o trabalho no dia a dia e ressalta a facilidade de aprendizado para uso da ferramenta. “A gente utiliza direto o aplicativo para tudo, confere o dia de abate, de carregamento, da ração que está para chegar, o peso das aves”, destaca. “Não precisa ser de gestão, até o meu colaborador domina a plataforma e já pegou o jeito”. Formada em Administração, Roseli destaca que os aprimoramentos que o aplicativo vem recebendo são bem-vindos.

“O aplicativo nos colocou no século 21”


A família de Darci dos Santos cria aves em duas granjas no município de São Jorge do Oeste (PR) há 40 anos, mesmo período de integração com a unidade da Companhia em Dois Vizinhos, no Sudoeste do Paraná. “Já passamos por todas as etapas na forma de controle da produção, meu pai começou com papel e lápis”, diz ele. “O aplicativo nos colocou no século 21.” Com o AgroBRF, Santos se mantém atualizado com dados como lote de pintos, produtividade e chegada de ração. “Antes, tínhamos que telefonar e nem sempre a informação era tão rápida como a gente precisa. Agora é só tirar o celular do bolso e se programar.”

Antes do aplicativo, o fluxo de informações da BRF com os produtores era feito de forma manual, e a comunicação passava pelo extensionista, o técnico de integração rural. Com o aplicativo, não há intermediários. “Fica mais rápido e fácil”, afirma Bruno Vansetto, produtor no município de Ampére (PR) e há seis anos integrado da unidade da BRF em Francisco Beltrão (PR). “O celular já é nossa principal ferramenta de trabalho, e o uso do aplicativo é natural”, diz ele.  Pelo celular, Vansetto acompanha informações que recebe da BRF, como a data para a chegada de pintos, e mantém a unidade atualizada sobre peso e desenvolvimento das aves, por exemplo. “Essa troca imediata de dados tem grande impacto positivo na produção.”

Além disso, a ferramenta contribui com treinamentos para dar continuidade ao processo de educação continuada dos integrados. Por meio da plataforma, os produtores contam também com a difusão de novas tecnologias e uma comunicação ágil, principalmente para ajudar na gestão e nos comparativos de produção.

“Com o aplicativo Plataforma Digital Agro conseguimos incentivar os cerca de 10 mil produtores integrados parceiros a interagir com uma troca rápida de informações. Além disso, o app contribui para a cadeia, já que os dados inseridos na plataforma beneficiam a todos, com previsibilidade que ajudará na tomada de decisões”, destaca Guilherme Brandt, diretor CIEX de agropecuária da BRF.

Disponível para download em todas as plataformas, o produtor passa por um treinamento fornecido pelo extensionista e é orientado a incluir e analisar as informações do painel, monitorar as prioridades e garantir o cumprimento dos padrões, avaliando indicadores e atuando na prevenção de possíveis enfermidades dos animais.



Fonte: BRF