Notícias do Novo Tílias News

Centenária trezetiliense será sepultada na tarde de hoje


Adelina Veronica Tochetto De Ros, faleceu de causas naturais no final da tarde de ontem em sua residência na Linha Caçador. Ela tinha 103 anos de idade completados em 11 de janeiro

Em 2018, Nona Adelina, como era conhecida, recebeu o título de cidadã honorária de Treze Tílias, homenagem feita pela Câmara de Vereadores.

Ela era viúva de Fermino de Rós, líder emancipalista de Treze Tílias, que também foi vereador e vice-prefeito ao longo de sua trajetória política.

O corpo de Dona Adelina está sendo velado na Capela da Linha Caçador. O sepultamento será hoje à tarde, a partir das 14h, no cemitério da comunidade.

Filha de imigrantes Italianos, Adelina Veronica Tochetto De Rôs nasceu no dia 11 de janeiro de 1.918 na comunidade Alfredo Chaves, hoje município de Veranópolis, no Rio Grande do Sul.

Dona Adelina morou com a família até aos 21 anos, quando casou com Fermino de Rós, também descendente de imigrantes italianos.

Depois de morar algum tempo com a família De Rós em Nova Bassano, Rio Grande do Sul, o casal resolveu em 1939 se mudar para a localidade de Papuã, hoje Treze Tílias.

Com alguns objetos pessoais, um pouco de dinheiro e tendo no colo o filho primogênito Edgar de Rós, de apenas 45 dias, a família iniciou a viagem em uma carroça de bois, seguindo de ônibus até Marcelino Ramos, onde pegaram o trem até Itapuí, hoje Ibicaré. De lá para Treze Tílias, a viagem foi a cavalo.

Ao chegar em Treze Tílias, a família residiu na casa de um irmão de Fermino até construir sua nova residência, onde ainda reside Dona Adelina.

Já instalados, iniciaram o cultivo da terra, para o sustento familiar. Com o passar dos anos, iniciaram a criação de suínos, bovinos, algumas vacas de leite e a produção de trigo, milho, soja, reflorestamento e produção de madeira.

A família também aumentou de um para 7 filhos. O marido Fermino faleceu em 2008. Além dos 7 filhos, a centenária deixa 15 netos e 20 bisnetos.

Em uma entrevista concedida a Rádio Tropical, Dona Adelina falou sobre os desafios de sua história e a vinda para Santa Catarina. Ela também mencionou o orgulho de morar em Treze Tílias e a felicidade de ver como tudo melhorar.




Fonte: Rádio Tropical FM