Conforme o presidente da Associação de Bombeiros Voluntários de Treze Tílias, Carlos Eduardo Rohrer Felder, com a queda nas temperaturas, naturalmente as pessoas buscam formas de aquecer suas residências, mas muitas vezes isso acaba aumentando o risco de acidentes, especialmente incêndios.
Entre as precauções que podem ser adotadas no dia a dia, o Felder pontua que é necessário manter aquecedores portáteis longe de cortinas, tapetes, móveis ou outros materiais que propaguem fogo facilmente.
Também é necessário tomar cuidado com os aquecedores a gás, que tendem a queimar de maneira rápida o oxigênio do ambiente, por isso é necessário sempre manter a ventilação dos ambientes;
Devem ser observados possíveis problemas na instalação elétrica da residência ou mesmo de aparelhos elétricos. Não devem ser ligados vários equipamentos em um mesmo ponto, com utilização de adaptadores, especialmente para equipamentos que consomem alta carga de energia, como os aquecedores.
Em relação às lareiras, não devem ser deixados tapetes, cortinas, madeiras ou outros objetos próximos, mesmo depois ser extinto. Uma pequena brasa pode ser a origem de um incêndio residencial. Também é importante manter a canalização de saída sempre limpa para evitar superaquecimento.
Ao sair de casa, é preciso ter a certeza que as chamas da lareira foram extintas, e verificar se o aquecedor está desligado. Crianças não devem acender ou apagar fogo da lareira ou mesmo manusear aquecedores.
Carlos elder reitera também que motoristas e pedestres não devem jogar cigarro ou fósforos acesos às margens das rodovias, pois após o início das geadas, é comum ocorrerem incêndios devido a quantidade de vegetação seca.
Mais dicas podem ser conferidas na página dos Bombeiros Voluntários de Treze Tílias no facebook.
Fonte: Rádio Tropical FM