Notícias do Novo Tílias News

Santa Catarina ocupa a quinta posição em acidentes de trabalho no país


O Ministério Público do Trabalho (MPT) e a Organização Internacional do Trabalho (OIT) realizaram na segunda-feira (26), webinar para lançamento da Atualização do Observatório Digital de Segurança e Saúde do Trabalho em Tempos de Covid-19. A atualização da plataforma mostra que, de 2012 a 2020, 21.467 trabalhadores e trabalhadoras sofreram acidentes fatais no Brasil, com uma taxa de mortalidade de 6 ocorrências a cada 100 mil vínculos de emprego no mercado de trabalho formal.

Considerando apenas o ano de 2020, o Brasil registrou 446,9 mil acidentes de trabalho, sendo 28,5 mil só em Santa Catarina, colocando o estado em quinto lugar da federação em acidentes laborais, com 104 óbitos. Os dados gerais de SC estão disponíveis no link https://smartlabbr.org/sst/localidade/42 onde é possível analisar os números por municípios.

A atualização dos dados traz também, índices relacionados à Covid-19, considerando-se, em especial, além do código U07 (Covid-19) da Classificação Internacional de Doenças (CID), o código B34 (Doenças por vírus, de localização não especificada), em especial as subcategorias B342 (Infecção por coronavírus de localização não especificada) e B349 (Infecção viral não especificada). A Concessão de Benefícios Previdenciários neste quesito foi de 51,0 mil em todo o país. Deste total 2.144 para trabalhadores registrados no estado catarinense. Há no estado 1005 notificações de acidente de trabalho por CID B34 ou U07 em Santa Catarina, sendo os técnicos de enfermagem os mais atingidos (49%), seguido de enfermeiros (14%). Os detalhes no link https://smartlabbr.org/sst/localidade/42?dimensao=covid

A atualização do Observatório Digital de Segurança e Saúde do Trabalho em Tempos de Covid-19 marca o Dia 28 de abril  -  Dia Mundial em Memória das Vítimas de Acidentes de Trabalho  e faz parte da iniciativa Abril Verde que, durante este mês, destaca a importância de adoção de medidas de prevenção dos acidentes e das doenças relacionadas ao trabalho.

Dia 28 de abril  

A Organização Internacional do Trabalho (OIT) instituiu o dia 28 de abril como o Dia Mundial da Segurança e da Saúde no Trabalho, em memória às vítimas de acidentes e doenças relacionadas ao trabalho. 29 de abril de 2019. A data em memória às vítimas de acidentes e doenças do trabalho surgiu no Canadá, por iniciativa do movimento Sindical e foi escolhida foi em decorrência do acidente ocorrido nos EUA em 1969 que matou 78 trabalhadores em uma mina do Estado da Virgínia. No Brasil, desde maio de 2005 o dia 28 de abril é assegurado pela Lei 11.121/2005  e instituiu o mesmo dia como o Dia Nacional em Memória das Vítimas de Acidentes e Doenças do Trabalho.



Fonte: Assessoria de Comunicação MPT-SC