Cuia, bomba, erva-mate e água quente, está pronto o chimarrão. A bebida que é um dos principais símbolos da cultura gaúcha, não poderia deixar de ter uma data para ser celebrada. Neste 24 de abril, é comemorado o Dia do Chimarrão e também do Churrasco. Essa data foi escolhida pois é uma homenagem a fundação do primeiro Centro de Tradições Gaúchas, o CTG 35, em 24 de abril de 1948.
O Dia do Chimarrão e do Churrasco está instituído na Lei Estadual n 11.929, de 20 de junho de 2003. Mas, você sabe qual a origem da bebida mais tradicional do Rio Grande do Sul? Contam os historiadores que sua descoberta está atrelada aos Índios Guaranis das terras do município paranaense de Guaíra – cerca de 3.000 indígenas famosos por sua vitalidade, força, alegria e hospitalidade, graças ao consumo da infusão dessa espécie de chá, com folhas fragmentadas da erva-mate. É o que hoje chamamos de chimarrão, bebida que se espalhou não só pelo Sul do Brasil, mas também por outros estados e países vizinhos.
Propriedades do chimarrão
Rico em vitaminas B1, B2 e C, bem como em sais de cálcio, ferro, sódio e magnésio, é considerado por estudiosos como um estimulante geral, tanto motor quanto vegetativo, além de diminuir a fome, auxiliar na digestão, combater a fraqueza e curar ressaca. E não para por aí: em “História do Chimarrão”, o folclorista Luiz Carlos Barbosa Lessa, afirma ainda que o chimarrão desperta funções de inteligência, diminui a sensação de sede e a fadiga, tonifica o coração, diminui a produção de ureia, ajuda na função renal e ainda combate o cansaço intelectual.
A bebida está presente no dia a dia de inúmeras pessoas que vivem no Sul do país, além disse ele conecta as pessoas, pois percorre de mão em mão, transportando história e cultura. É também sinônimo de hospitalidade e amizade. Mas, e você, já preparou seu mate hoje?
Fonte: Gazeta do Povo