O Brasil exportou mais que importou no acumulado até este mês de abril de 2021.
Com isto, o país registra um superávit, que são as reservas cambiais que o Brasil acumula em Nova York. O economista Luiz Carlos Hauly salienta que este superávit pode gerar desenvolvimento econômico no país. “O superávit da balança comercial, são os negócios que o Brasil tem com o resto do mundo.
O Brasil vende, exporta e importa. Então, na balança comercial, o Brasil está superavitário, mais no balanço geral brasileiro, nós não estamos. Então, o Brasil, quando tem superávit comercial, ele tem empregos, renda e riqueza”. Para o economista, de nada adianta o país registrar este superávit na balança comercial se a economia interna não estiver bem.
De acordo com ele, a reforma tributária é fundamental e pode resolver a crise. “Não consertando a economia, não conserta as empresas. Com o elevadíssimo, escorchante custo de produção que tem o Brasil, consequentemente, temos o maior custo também de contratação de mão de obra. Os trabalhadores brasileiros são os que levam o menor salário líquido do mundo. E também acaba afetando o poder de compra das famílias que ganham menos, porque a nossa carga tributária é muito concentrada na base do consumo.
Com isso, atinge as famílias que ganham menos. Então, se não consertar o sistema tributário, a economia brasileira continuará como tem estado nestes, 10, 15, 20, 30 anos”, ressalta. O Governo Federal entregou, ao Congresso Nacional, o texto destinado à reforma tributária que será incorporada aos dois projetos que já estão em andamento na Câmara e no Senado. De acordo com o Ministério da Economia, até esta semana a balança comercial brasileira registrou um superávit de US$ 3.485 bilhões.
Por Luis Ricardo Machado
Fonte: Rede de Notícias Regional /Brasília
Imagem de Gino Crescoli por Pixabay