Notícias do Novo Tílias News

Arroio Trinta: APAAT completa 7 anos e promove vakinha para pagar dívidas da entidade


A Associação de Proteção aos Animais de Arroio Trinta (APAAT), foi criada no dia 26 de abril de 2014, quando um grupo de voluntárias iniciou um trabalho de resgate de animais abandonados.

No início do mês, a coordenadora da APAAT, Rosilei Spricigo participou da sessão da Câmara de Vereadores de Arroio Trinta para pedir o apoio dos vereadores e do poder público. Ela relatou os trabalhos desenvolvidos pela entidade.

Conforme Rosilei, em um primeiro momento os animais eram cuidados na casa das voluntárias. Em seguida, foi construído um canil na casa da Antônia Casaletti, para até 6 animais.

No entanto, o número de animais atendidos cresceu tanto que foi necessária a busca por um espaço maior, foi então que o ex-prefeito Cláudio Spricigo cedeu um terreno de sua propriedade particular para a construção de um canil.

Uma das idealizadoras da APAAT Vanilde Campagnin, explica que o objetivo era atender 10 animais no espaço, mas hoje são ao todo 25 animais abrigados no local.

A APAAT gasta diariamente 10 quilos de ração, totalizando cerca de 300 quilos mensais. Com a ajuda do voluntário César Altenhofen, foi estabelecida uma parceria com a fábrica de rações da Magnus, que por seis meses fornece 200kg de ração a cada mês, restando 100kg a serem custeados pela entidade.

Além dos gastos com ração, a APAAT também precisa arcar com outros custos, como o tratamento de doenças, castração, manutenção do canil e salário do funcionário. Todas as fêmeas recolhidas e colocadas para adoção são castradas.

Rosilei explica que a Associação conta com o apoio de veterinários da região que isentam a entidade do preço da consulta e fazem preços mais acessíveis da associação. Além disso, são realizadas feiras, rifas, brechós e campanhas de troco solidário, além da ajuda regular de 72 apoiadores que contribuem mensalmente com algum valor, que não é fixo.

Mas apesar do esforço contínuo, hoje a entidade tem uma dívida de R$5.663 reais para pagamento de medicamentos e ração e por isso é fundamental o apoio da comunidade. Uma vakinha online foi criada para o recebimento de doações, o link está disponível no site radiotropicalfm99.com.br. As doações também podem ser feitas diretamente para a entidade. 


Fonte: Rádio Tropical FM