Notícias do Novo Tílias News

Aparição de gafanhotos 'gigantes' registrado no final de semana


No último final de semana (10/04) foi registrado a aparição de diversos gafanhotos 'gigantes', de acordo com especialistas, casos são pontuais. Espécie é nativa do Brasil e não forma nuvens de gafanhotos.


O QUE FAZ COM QUE OS INSETOS APAREÇAM?

De acordo com o professor do curso de Engenharia Florestal da Unipampa, Fernando Felisberto, os gafanhotos em questão são da espécie Tropidacris cristata grandis e são nativos do Brasil. Como o próprio nome diz, é comum que atinja tamanhos considerados grandes para insetos, chegando até a 20 centímetros. É o maior gafanhoto do mundo. 

- Há registro da presença dessa espécie principalmente na região Norte e Nordeste do país. Aqui no Rio Grande do Sul, sabemos que essa espécie também existe, mas sempre viveu escondida. Seu habitat é em matas, arbustos, vegetações, não costuma aparecer muito em ambiente urbano e se alimenta de folhas em geral - explica o professor.

A espécie não forma nuvens, como aquelas registradas na Argentina e que preocuparam agricultores gaúchos no ano passado. Sendo assim, os insetos nasceram na proximidade do local onde foram localizados e não é comum que eles se desloquem em grandes distâncias.

- Não são gafanhotos migratórios. Eles podem sim voar um pouco e se deslocar por distancias menores. Não tem como saber exatamente o motivo do aparecimento atípico desses animais agora, mas é provável que estejam com falta de alimento em seu habitat natural ou alguma perturbação. O clima seco e quente também pode favorecer - analisa.

Segundo o professor, apesar de não serem migratórios e não formarem nuvens, quando há um surto de gafanhotos da espécie, é possível que sejam registrados danos em lavouras, como já aconteceu em outros estados. Até agora, nenhum prejuízos às plantações foi contabilizado por causa da presença desses insetos na região.








Fonte: DiárioSM