Notícias do Novo Tílias News

Rio Grande do Sul será reconhecido pelo OIE como livre de aftosa sem vacinação


O Brasil recebeu parecer favorável da 
Organização Mundial de Saúde Animal (OIE) para reconhecimento do Paraná, do Rio Grande do Sul e do Bloco I (Acre, Rondônia e parte do Amazonas e de Mato Grosso) como zonas livres de febre aftosa sem vacinação, anunciou a ministra da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, Tereza Cristina. O parecer será avaliado em maio, durante Sessão Geral da Assembleia Mundial dos Delegados da OIE.

O estado Paraná também recebeu parecer favorável da OIE como zona livre de peste suína clássica independente, acrescentou a ministra.

A ministra informou os governadores e secretários de Agricultura dos estados sobre o parecer favorável da OIE em reunião virtual, nessa quarta-feira (10).

“A fase mais difícil nós vencemos. Estamos praticamente aprovados. Quero cumprimentar todos vocês pelo esforço”, disse a ministra.

“Este foi um importante passo conquistado em direção ao reconhecimento internacional das zonas livres, resultado do empenho conjunto dos setores público e privado do país”, destacou o secretário de Defesa Agropecuária do Mapa, José Guilherme Leal.
Participaram da reunião os governadores do Paraná, Ratinho Junior; de Rondônia, Marcos Rocha; do Amazonas, Wilson Lima; de Mato Grosso, Mauro Mendes; o secretário da Agricultura, Pecuária e Desenvolvimento Rural do Rio Grande do Sul, Covatti Filho, e o secretário de Produção e Agronegócio do Acre, Edivan Azevedo. (Informações agroemdia)