Desde esta quarta-feira (3), a Secretaria de Estado de Saúde passou a divulgar os pedidos de transferência de pacientes que precisam urgentemente de um leito de UTI Covid-19.
Nesta quarta (03), 217 transferências foram solicitadas à Central de Regulação de Internações Macrorregionais. Isto quer dizer que há, neste momento, mais de 210 pacientes na fila por um leito de UTI em Santa Catarina.
O número mais alarmante é o da região do Grande Oeste – Chapecó -, com 144 pedidos. Joinville, a maior cidade do Estado, aparece em terceiro na lista, com 20 solicitações de transferência. A região meio-oeste, a qual Água Doce faz parte, tem 27 pacientes aguardando vaga em UTI Covid-19. O Hospital Universitário Santa Terezinha de Joaçaba é um dos que não apresenta mais vagas na UTI e enfermaria.
O HUST de Joaçaba fará a ampliação de 5 vagas para UTI Covid-19, com a ajuda dos municípios da AMMOC, além de Campos Novos. Nesta semana, o SUS também homologou 8 vagas para enfermaria no Hospital Nossa Senhora da Paz de Água Doce. A medida foi uma iniciativa da Administração do Hospital em parceria com a Secretaria Municipal da Saúde. Só serão aceitos casos moderados de Covid-19 na enfermaria.
Fonte: Minha Água Doce