Considerando, que a agricultura voltada ao plantio do milho, é uma das principais atividades rural e a base da economia dos produtores rurais e do município de Iomerê, a prefeita Luci Peretti decreta situação de emergência em áreas atingidas pela cigarrinha do milho.
A medida da prefeita se baseia em Relatório de Estimativa de Perdas em Função de Evento Climático emitido pela EPAGRI em 18 de março de 2021, que aponta que houve estiagem nos meses de setembro a novembro de 2020, excesso de chuvas em janeiro e fevereiro de 2021 e o inverno mais ameno de 2020 contribuíram para a proliferação em massa da cigarrinha-do-milho.
O relatório foi gerado pelo Escritório Municipal da EPAGRI de Iomerê com dados do Agroconnect/CIRAM.
O decreto da prefeita também leva em consideração o parecer da Secretaria de Agricultura e Meio Ambiente do Município de Iomerê, e parecer emitido pela Comissão Municipal de Defesa Civil do Município de Iomerê.
Os dois órgãos sugerem a Decretação de Situação de Emergência para minimizar os impactos econômicos e ambientais decorrentes da proliferação em massa da cigarrinha-do-milho em lavouras do município.
Fonte: Rádio Tropical FM