De acordo com dados do boletim de epidemiológico divulgado nesta quinta-feira, dia 25, pela Secretaria Municipal de Saúde, Água Doce está com 72 casos ativos de coronavírus.
Conforme o boletim, o município está com 131 casos monitorados e 58 pessoas estão com suspeita de terem o vírus. Ainda conforme dados do boletim, seis pacientes estão hospitalizados e oito pessoas já perderam a vida para a Covid-19 no município.
Desde o início da pandemia, Água Doce já registra 595 casos de coronavírus.
Diante do grande número de infectados, o dentista Max Falchetti Cossul da Estratégia Saúde da Família (ESF), Três Pinheiros de Água Doce, gravou um vídeo, no qual faz um apelo para a população adotar as medidas previstas nos protocolos sanitários de prevenção à doença.
Segundo Max, é de extrema importância que todo indivíduo que apresenta sintomas de gripe, inicie imediatamente o isolamento, entre em contato com o seu respectivo ESF por telefone para as primeiras recomendações.
Ele recomenda que as pessoas com suspeitas devem permanecer em isolamento até sair o resultado do exame, seguindo todas as recomendações da equipe médica e enfermagem, quando positivo, o paciente será liberado do isolamento dez dias após a data de início dos sintomas, isso, se recuperado dos sintomas respiratórios, e não apresentar mais febre.
O vídeo também traz orientações sobre os contatos dos pacientes positivados, que também devem entrar em isolamento.
Ainda na mensagem do vídeo, Max Falchetti Cossul lembra que o contágio pode acontecer, quando houver contado com menos de um metro de distância, pelo período de 15 minutos sem a utilização de máscara, ou fazer uso da máscara de maneira inadequada.
Reitera que outra forma de contrair o vírus é por meio de contato físico direto, aperto de mãos, abraço e compartilhamento de cuia de chimarrão, contato do profissional de saúde com o paciente positivo sem a utilização de EPI e moradores da mesma residência em que existem infectados.
Fonte: Rádio Tropical FM