Demorou 23 dias para que Caroline Gotardo, de 39 anos, pudesse conhecer os filhos recém-nascidos. Diagnosticada com Covid-19, ela deu à luz trigêmeos em 24 de fevereiro em Chapecó, no Oeste de Santa Catarina, mas precisou ser entubada no dia seguinte em uma unidade de terapia intensiva (UTI) por complicações causadas pela doença. Na tarde de quinta-feira (18) ela deixou a UTI e na sexta (19), encontrou Manoela, Alice e Théo.
Segundo Irno Gotardo, de 43 anos, marido de Caroline, o momento foi emocionante e não pôde ser registrado porque os trigêmeos continuam na UTI neonatal para ganhar peso. Como a mãe estava com a Covid, não chegou a ver os filhos no dia do parto, conta o pai.
"Foi um dia muito especial. Conseguimos com que ela visitasse nossos filhos na UTI. Como estão nas incubadoras, ainda não foi possível pegá-los no colo, mas já deu para ela ter um conforto no coração que estava angustiado por não tê-los visto ainda. Foi um momento sensacional, abençoado", conta o marido.
A saída de Caroline da UTI foi de celebração no Hospital Regional do Oeste e registrada pela família e equipe da unidade. O marido começou a gravar o vídeo, mas depois passou o celular para que uma integrante da equipe médica registrasse o momento. ( Assista o vídeo aqui.)
Parte da equipe estava junto de Irno no corredor do hospital enquanto a maca com Caroline se aproximava. Ainda debilitada e deitada, ela se emocionou ao receber um beijo e carinho do marido. Os profissionais do hospital seguraram balões e houve aplausos.
Irno já tinha conhecido os filhos pessoalmente no dia 1º de março. Os pequenos não contraíram o vírus e o quadro de saúde deles é estável, segundo o pai.
A mãe também se recupera bem após infecção grave no pulmão causada pela Covid, mas, por enquanto, ela e as crianças não têm previsão de receber alta hospitalar.
Em 8 de fevereiro, com 27 semanas, Caroline deu entrada no hospital para tratar de uma alteração no seu quadro de diabetes. Após sete dias, teve alta hospitalar.
Mas ao retornar para casa, apresentou sintomas de Covid-19. No dia 22 de fevereiro, Caroline teve que retornar ao hospital.
Com intensa falta de ar, a mãe utilizou aparelhos para auxiliar na respiração e usou uma máscara de oxigênio no momento da cesárea, no dia 24 de fevereiro. No dia 25, ligaram para o marido informando que ela precisaria ser entubada.
Como Irno é vendedor autônomo e não estava podendo trabalhar integralmente para cuidar dos outros filhos, a família chegou a organizar uma campanha para ajudá-lo temporariamente.
Mãe de outras três crianças, sendo a mais nova de um ano e oito meses, Caroline levou um susto quando descobriu a gravidez de trigêmeos, segundo a irmã dela, Fernanda Grimaldi.
Fonte: G1/SC