A série de lives para marcar o aniversário dos 29 anos de emancipação político-administrativa de Macieira, iniciou neste domingo, dia 28 de março e seguirá até o dia 03 de abril.
A primeira live foi veiculada na noite deste domingo (28), com a apresentação do Coral italiano e do coral da igreja de Santo Antônio.
Na abertura da programação, o prefeito Edgar Farinon e o presidente da CCO da programação, Daniel Jessé Panatta, deixaram uma mensagem de boas-vindas aos macieirenses
Segundo o prefeito, mesmo em maio a pandemia, administração municipal não deixou o aniversário passar em branco. Conforme Farinon, o grande destaque da programação são os artistas locais.
Nesta na segunda-feira, dia 29, a live contará com apresentações do CRAS e com a invernada artística do CTG.
Na terça-feira, dia 30, será feira uma apresentação do histórico de Macieira e homenagens.
Na quarta-feira, dia 31, a programação contará com apresentação das escolas do município.
Na quinta-feira, dia 1º de abril, apresentações do Clube de Mães, Pastoral da Saúde, MotoClube e Escoteiros.
Na sexta-feira, dia 02, será realizada uma Live Ecumênica.
No sábado, dia 03, acontecerá uma live com a apresentação de artistas locais.
O presidente da CCO, Daniel Jessé Panatta informa que a programação começará sempre às 20 horas, com previsão de uma hora de live.
Já no sábado, dia 03, a programação começará mais cedo, às 19h30min, e live terá duração de duas horas.
Panata diz que espera que todos os macieirenses prestigiem o evento realizado pela prefeitura de Macieira.
Macieira se tornou distrito de Caçador, em 1952. A comunidade crescia, as atividades agrícolas e comerciais também época em que foi construído um armazém, um moinho, uma funerária e uma represa.
Mas, os moradores sentiam a necessidade de ver suas dificuldades serem resolvidas com mais urgência. Em 1972 nascia o movimento popular para tornar Macieira um município.
Por conta da distância e para tentar amenizar os problemas do distrito, foi instalada uma intendência, posto de saúde, cartório, posto de correio e o estádio Jucy Varellamas, mas as dificuldades continuavam.
De 1972 a 1992 foram organizadas comissões, compostas de pessoas da comunidade com o propósito de emancipar o distrito a fim de suprir suas deficiências e realizou-se então, um plebiscito para saber se a população do distrito era a favor ou não de se emancipar.
A resposta foi favorável à criação de um novo município, o que aconteceu no dia 30 de março de 1992, através da Lei nº. 8.560. A partir de 1993, Macieira começou a ser administrada por um prefeito.
Fonte: Rádio Tropical FM