Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) inicia produção em larga escala da vacina contra Covid-19. O anúncio foi feito em reunião com ministro da Saúde, Eduardo Pazuello; governador do Piauí, Wellington Dias; e secretário de Saúde do Rio de Janeiro, Carlos Alberto Chaves. Durante o encontro, a Fiocruz informou a previsão de entrega de 3,8 milhões de doses do imunizante ainda em março.
A primeira linha em funcionamento produz, atualmente, cerca de 300 mil doses, diariamente. Segundo a Fiocruz, caso a produção ocorra dentro do previsto, uma segunda linha deverá entrar em operação, para aumentar a produtividade para um milhão de doses por dia, até final de março.
Curso para profissionais da saúde sobre imunização abre inscrições
Cada lote do imunizante produzido ainda precisa passar por testes de controle de qualidade, o que leva, em média, de 15 a 20 dias. Portanto, a previsão da Fiocruz é que, somente em abril, haverá um fluxo contínuo de produção e entregas semanais das doses produzidas. A liberação ao Programa Nacional de Imunizações necessita ainda de liberação da Anvisa.
Fonte: Brasil 61