Notícias do Novo Tílias News

Dono lanchonete diz que não cumprirá decreto


Mesmo após a fiscalização da polícia no Madrugadão Lanches, em Blumenau, que descumpriu o decreto do Estado na noite de sábado (20), o proprietário do estabelecimento disse que não fechou o local. Em um vídeo publicado nas redes sociais, Jalmei Garcia afirma que o tenente que esteve no local permitiu que a lanchonete continuasse funcionando.

Segundo o empresário, a polícia chegou no local por volta das 22hrs15min de sábado. O tenente Nícolas, responsável pela fiscalização, teria informado o dono sobre o descumprimento do decreto estadual, que determinanda o fechamento do comércio às 22h, mas não interditou o estabelecimento. 

“Sabendo da situação, ele emitiu um termo circunstanciado que eu vou responder criminalmente e comentou que era possível nós mantermos trabalhando. E continuamos trabalhando até meia-noite. Atendemos todos os clientes, entrou clientes na casa, continuamos fazendo lanche”, disse o dono da lanchonete no vídeo. 


Conforme empresário, o estabelecimento estava cumprindo as normas sanitárias previstas em outros decretos, como distanciamento social, uso de máscara e capacidade limitada.

— Ontem, além dos policiais militares, estavam comigo representantes de mais de 20 estabelecimentos comerciais similares ao meu, endossando, apoiando o meu posicionamento frente ao que consideramos medidas inócuas, ineficientes e incapazes de produzir qualquer efeito para o combate ao avanço da pandemia — declarou o empresário.

Segundo a Polícia Militar, durante a abordagem, os procedimentos administrativos foram adotados e o dono do estabelecimento foi informado da necessidade de fechar a lanchonete imediatamente. 

Ainda segundo a PM, após uma conversa com os empresários manifestantes que estavam no local, as atividades foram encerrando gradativamente enquanto as providências legais eram tomadas, mas o grupo de empresários permaneceu no local.  

Dono desafiou Estado
O dono do Madrugadão Lanches de Blumenau, Jalmei Garcia, publicou nas redes sociais da empresa e no perfil pessoal dele um vídeo em que afirma que não cumpriria o decreto. 

No vídeo publicado neste domingo (21), ele afirma que o estabelecimento continuará aberto:

“O Madrugadão não foi fechado e hoje não vai ser fechado de novo. Eu não entrei pra brincadeira. Só se me matar eu vou fechar”.  

Em nota, a PM afirmou que: “continuará cumprindo rigorosamente suas funções de fiscalização das medidas de contenção da pandemia. A eventual reincidência no descumprimento das determinações sanitárias em vigor pode acarretar em consequências administrativas e criminais previstas”.


Fonte: NSC