Notícias do Novo Tílias News

CRIANÇAS DO LIXÃO ENSINAM FELICIDADE!


Por Jorge Neiman Prof. Antena

Estava eu, sentado no conforto do meu sofá, assistindo pela TV a cabo, com a qualidade de imagem da minha TV Smart, a um documentário sobre... pobreza.

Na cena, crianças criadas em um lixão, tem como rotina diária, catar, selecionar o que de melhor há ali, que possa ser aproveitado para suas vidas e descartar, deixar automaticamente de lado o que não lhes serve!
 
Do andar da minha prepotência pensei:
Por que colocar uma matéria assim no ar? Só tristeza!

Ao nos deparar com uma cena destas, o primeiro sentimento que pula do nosso coração é o de comiseração! “Que pena! Coitadinhas destas crianças, por terem que passar por isso!”

A primeira atitude de quem tem a filantropia como lema de Vida, é mandar cestas básicas...

Mas, mudemos a maneira de nossa antena captar esta informação e aprendamos com isso!

...

Nosso cérebro é muito rápido em conectar situações...

Pensando nisso agora, veio a minha mente uma frase que ouvi em 1986 do então Cap. Marco Elias *Dangui* Pinheiro, meu instrutor chefe do curso de Cavalaria, no CPOR/PA:
“Neiman, falta para as pessoas aprenderem a ler o que a Natureza nos ensina diariamente! As pessoas precisam aprender a ler a Vida!”

Confesso que na hora, do alto dos meus 18 anos, concordei sem entender muito a mensagem!

Mas aquela frase sempre esteve na minha cabeça até que a entendi!

Diariamente temos a oportunidade de aprender o que é viver, basta termos olhos de alunos, de curiosos, de aprendizes, sempre! 

Às vezes nossa soberba tapa nossa visão!

As crianças do lixão, quando selecionam dentre várias opções de outras pessoas o que lhes serve e o resto descartam automaticamente, ensinam-nos o básico da vida: 

Vivemos de restos de *Deus* !

Ele vai nos tirando e temos que aprender a viver com o que sobrou! Aproveitar o máximo possível das sobras!

Escrevo este texto à tarde!

Daqui a pouco *Deus* vai nos tirar este dia... Temos que comemorar e viver a noite!

Um dia, *Deus* nos tira os Pais, por exemplo!

Temos que comemorar e viver os Filhos, o cônjuge, os irmãos... Foi o que (ou quem) sobrou para darmos Amor!

Temos que saber selecionar de cada pessoa o que é bom (e todo mundo tem algo de bom para entregar) e descartar o que, na nossa visão, consideramos indesejável!

No lixão da Vida, buscamos só encontrar pessoas que nos agradem sob todos os aspectos! Caso isso deixe de acontecer, queremos descartá-las de nossa Vida!

Precisamos aprender com as crianças do documentário a lidar com cada ser humano que conhecemos, como se fossem lixões individuais, onde vamos nos aproximar e aproveitar o que é bom!

O que for ruim, na nossa visão, deixemos lá, sem querermos reciclar!

Só quem pode reciclar aquelas sobras, como na vida real, é o dono do lixão, neste caso, *Deus* !

As pessoas perdem muito tempo se decepcionando com outras pessoas!

Só se decepciona, quem cria expectativas!

As crianças do lixão evitam expectativas do que irão encontrar, apenas vibram com o que encontraram!

Então, se Você tem um irmão ou uma irmã, o que deveria interessar a Você é a amizade deles, se um pode contar com o outro sempre, e só! Como convivem com a nova família que montaram, isso é uma preocupação desnecessária!

Com amigos a realidade é a mesma, até porque amigos são irmãos que escolhemos!

Se Você tem um escritor que Você admira, o que deveria interessar a Você é como os textos dele influenciam positivamente a sua Vida!

Se ele é um alcoólatra, isso é uma preocupação desnecessária!

Se Você tem filhos, o que deveria te interessar é se são amáveis e se estão felizes! Se passam todo o tempo focados em estudar e trabalhar para garantir seus futuros e estão sem tempo para diversão, é uma opção deles, isso é uma preocupação desnecessária!

Se Você tem uma nora ou um genro, o que deveria interessar a Você é se fazem seu Filho ou Filha felizes!

Se nunca te mandam msg no WApp, nunca ligam ou curtem tuas fotos no Instagram, se te procuram pouco, isso é uma preocupação desnecessária!

Se Você tem um funcionário ou funcionária, o que deveria interessar a Você é se produzem conforme combinado para merecer o salário previsto! Se gastam todo o dinheiro que ganham na sua empresa com festas e bebidas, isso é uma preocupação desnecessária!

Se Você tem um chefe, o que deveria interessar a Você é se ele te respeita enquanto pessoa e profissional e se paga seu salário em dia! Se ele aparece nas redes sociais bebendo vinhos que valem mais que seu salário, isso é uma preocupação desnecessária!

Quando nos preocupamos, gastamos energia vital e isso só deveria acontecer quando realmente for necessário! De resto, é vida colocada no lixão!

Nossa única preocupação, deveria ser se todas as pessoas que amamos estão bem, e só!

Em todas as situações que citei, se, e somente “se”, estas mesmas pessoas nos pedirem ajuda para mudar o que estão vivendo ou como estão pensando a vida, daí teremos uma oportunidade de ação!

Querer ajudar quem nunca pediu ajuda é intromissão desnecessária na Vida alheia e só gerará stress entre as pessoas envolvidas!

Com cada pessoa, em cada lugar, em cada situação, aprenda com as crianças do lixão:

Aproveite o que te interessa e o resto deixe que o *Grande Reciclador* saberá o que fazer com as sobras!
 
Sigamos juntos!