A Fundação Jaraguaense de Meio Ambiente (Fujama) recolheu na manhã de segunda-feira, dia 22, uma cobra d'água dentro de um banheiro em Jaraguá do Sul, no Norte catarinense. A serpente não venenosa foi encontrada por uma moradora da residência atrás de um armário.
Segundo o biólogo Christian Raboch, a serpente teria acabado de se alimentar quando foi capturada. Ele explica que animal encontrado é um dos maiores já resgatados pela fundação. Enquanto outros animais tinham o tamanho entre 30 a 40 centímetros, a cobra encontrada no banheiro tinha o comprimento de aproximadamente 70 centímetros.
Após encontrar a cobra a dona da casa fechou o banheiro, isolou o cômodo, colocou panos embaixo da porta para evitar que a cobra fugisse e chamou o biólogo. Ela também foi orientada para que os animais domésticos fossem retirado das proximidades para não terem contato com a serpente.
Em seguida, a Fujama foi até a residência e descobriu que se tratava de uma espécie que não tinha veneno. Conforme Raboch, ela estava com abarriga estufada por conta do animal que provavelmente havia comido minutos antes.
Espécie é comum na região
Segundo o especialista em serpentes, a espécie encontrada é bastante comum na região, sendo encontrada próxima de córregos, lagos e rios. Ela não oferece risco às pessoas e se alimenta de anfíbios e peixes.
Após o resgate, a equipe da Fujama realizou o resgate e soltou o réptil em uma área perto de rio, um dos dez pontos de soltura que existem em Jaraguá do Sul. Segundo o biólogo da fundação municipal, a cobra precisava ser entregue de volta à natureza o mais rápido possível para não causar estresse ao próprio animal.
Com informações do G1