No sábado (06), aconteceu uma importante reunião entre a Administração Municipal e a classe médica de Videira, com o objetivo de promover um alinhamento de práticas para o enfrentamento deste momento crítico da pandemia. Por webconferência, cerca de 70 médicos da rede particular e pública de saúde discutiram medidas considerando o colapso do sistema de saúde, a contínua proliferação do vírus e o descaso por parte da população para com as medidas de prevenção. Ficou evidente pelo compartilhamento das vivências dos profissionais que tratam pacientes com Covid-19, a necessidade da criação de uma instrução normativa de orientação para a conduta médica.
Este movimento, resultou em um Manifesto Público, assinado até o momento por 53 médicos que atuam no município, a favor da intervenção precoce no tratamento da Covid-19, ou seja, iniciar com medidas disponíveis o mais rápido possível, mesmo antes do diagnóstico laboratorial (clínico-epidemiológico). O intuito é utilizar combinação de drogas a fim de minimizar a replicação viral, na tentativa de diminuir a progressão da doença. Não é uma promessa de “cura fácil”, mas o uso de todas armas em um momento de guerra contra o vírus. Nesta quarta-feira (10), o manifesto está sendo divulgado à população pelas redes sociais e veículos de imprensa.
É importante ressaltar que o Município de Videira, oferece gratuitamente, desde agosto de 2020, a medicação indicada para o tratamento precoce. Todo paciente que desejar fazer uso da medicação e tiver a prescrição médica para tal, terá o acesso à medicação garantido pelo Município.
“Estamos convictos de que o movimento em favor do tratamento precoce ajudará em muito no combate à Covid-19, como está acontecendo em diversas outras cidades. Agradecemos a todos os médicos que demonstraram seu compromisso com a vida dos videirenses. Com cada um fazendo a sua parte, passaremos por esta fase, perdendo o menor número e vidas possível e salvando centenas de outras”, cita o Prefeito de Videira, Dorival Carlos Borga.
Acesse a íntegra do manifesto público da classe médica de Videira:
Fonte: Rádio Videira /Prefeitura de Videira - Foto: ASCOM