Câmara de Vereadores de Água Doce aprova Moção de Apelo para diminuir prejuízos causados pela Cigarrinha do Milho
A moção foi aprovada em sessão realizada na noite desta segunda-feira (29), de forma online. A Moção de Apelo foi aprovada por unanimidade.
A intenção é encontrar alternativas, a fim de resolver o problema que vem destruindo as lavouras de milho, não apenas do município de Água Doce, mas também de outros da região.
A moção será enviada para a prefeita do município de Água Doce, o Secretário de Agricultura e Meio Ambiente do município, ao presidente da Defesa Civil do município e para o presidente da Associação dos Municípios do Meio Oeste Catarinense (AMMOC).
A moção também será endereçada para a Defesa Civil do Estado de Santa Catarina, para o Secretário de Agricultura, da Pesca e do Desenvolvimento Rural do Estado de Santa Catarina, o Governador do Estado de Santa Catarina, e para a Ministra da Agricultura, Pecuária e Abastecimento do Brasil.
Os Vereadores de Água Doce destacam, que houve inúmeros danos que a cigarrinha do milho causa às plantações, entre eles a redução do porte das plantas, má formação de espigas e grãos, podridão das espigas e redução do peso do grão, causando significativa perde de produtividade.
Ainda conforme a Mesa Diretora, foram aprovados nesta segunda-feira, projetos de leis do executivo e indicações. Um dos projetos do Executivo aprovado, foi o que autoriza o município de Água Doce a celebrar Cooperação Financeira com a UPA, Unidade de Pronto Atendimento de Herval D’oeste, por um prazo de 12 meses.
Os valores a serem repassados para a realização do convênio será de R$ 40 mil reais, repassados até janeiro de 2022, sendo R$ 4 mil por mês de acordo com o Termo de Convênio de atendimento de urgência através da UPA 24 horas.
Os Vereadores Alex Matheus Piaia, Agenor José Nichetti, Anilton Tonial, Paula Cristina Mendes Gatelli e Aloir Gonçalves da Conceição, tiveram indicação aprovada por unanimidade. Eles solicitam à secretaria responsável, a viabilidade de distribuir pedra brita ao longo do Cemitério Municipal São Francisco.
Os Vereadores justificam que na parte de trás do cemitério, existe somente terra, e em dias chuvosos dificulta o deslocamento de pessoas pelo local, principalmente pela formação de barro.
O vereador Laerte dos Santos teve indicação aprovada, na qual solicita para que a secretaria responsável estude a viabilidade de autorizar o acompanhamento de uma equipe formada por profissionais da área da saúde, como por exemplo: psicólogo, psiquiatra dentre outros, quando houver a necessidade para acompanhar os pacientes.
Segundo o vereador, o acompanhamento desses profissionais vai contribuir com os demais que já prestam de acordo com ele, um atendimento de extrema qualidade para as pessoas que atestaram positivo para a covid-19.
Os Vereadores Rudimar Bergossa, Evandro Carlos Zanatto, Laerte Nivaldo dos Santos e Jorge Rone Haslinger, também tiveram indicação aprovada, onde propõe ao executivo, que estude a viabilidade de implantação de um britador fixo para atender a demanda das estradas do município.
Os vereadores proponentes argumentam, que tendo em vista, que o município de Água Doce possui uma vasta extensão de estradas, existe a necessidade de obter um britador fixo.
Fonte: Rádio Tropical FM