Sob forte comoção de familiares, amigos, colegas de voluntariado e a comunidade, foi sepultado na tarde de ontem (21), o trezetiliense Adelino Ferronatto.
O rito de despedida contou com homenagens e honrarias dos Bombeiros Voluntários, entidade que Ferronatto presidiu por 8 anos.
Conforme Carlos Eduardo Rohrer Felder, atual presidente dos Bombeiros Voluntários de Treze Tílias, Adelino Ferronatto, que era um grande defensor do formato de voluntariado, foi a primeira baixa dos bombeiros trezetilienses, em 25 anos de história.
Os colegas de farda foram os responsáveis por transportar o caixão até o cemitério, seguindo a bandeira dos bombeiros e sob o som da sirene instalada na antiga sede dos bombeiros.
No trajeto, ele foi saudado por todos os bombeiros voluntários que após a continência, iniciaram uma salva de palmas. Após serem lançadas pétalas de rosas sobre o caixão, o atual presidente dos Bombeiros, entregou à Cristine, esposa de Adelino, o capacete que pertencia a Adelino.
O comandante ressalta que todos os bombeiros foram orientados a não permanecer em local aberto e durante as homenagens foi mantido o distanciamento necessário.
Adelino Ferronatto faleceu na noite de sábado, aos 69 anos, após lutar contra um câncer que havia se agravado nas últimas semanas.
Ele foi sempre liderança ativa na comunidade no município de Treze Tílias, especialmente na comunidade da Linha Pinhal, onde tinha suas raízes. Junto com a família, liderava, organizava e trabalhava nos mais diversos eventos da comunidade.
Adelino também liderou a reforma e restauração da Igreja de Linha Pinhal, que é uma edificação histórica do município, carrega traços da cultura italiana e tem como destaque as pinturas internas.
Ele presidiu por vários anos a Associação Vêneta de Treze Tílias, com realização de diferentes eventos culturais italianos, como por exemplo, a noite do brodo.
Fonte: Rádio Tropical FM - Fotos: Ruy Machado