O programa Desenvolvimento Econômico Local (DEL), completou três anos de atividades no município de Arroio Trinta.
O projeto da Federação das Associações Comerciais e Industriais de Santa Catarina (Facisc), é coordenado pela Aciat, com o apoio do poder público municipal e participação da população.
Conforme o presidente da Aciat, Jeferson Manenti, o objetivo do projeto é incentivar e apoiar o desenvolvimento econômico das empresas e pessoas do município.
O presidente do Conselho do DEL, Ildefonso Cividini disse que o programa foi um divisor de águas para o município, pois teve uma boa mobilização da comunidade, que também está investindo mais no município.
Segundo ele, foram 42 projetos estruturados, dos quais 33 foram aprovados pelo conselho, gerando um impacto muito positivo na comunidade.
Cividini pontua que ainda não há definição sobe quem será o presidente do Conselho, mas garantiu que o programa vai continuar e que a prefeitura se comprometeu em apoiar o projeto.
Ao avaliar os três anos em que presidiu o conselho, Ildefonso agradeceu o empenho e a dedicação de todos os membros das Câmaras Técnicas e comunidade pelo engajamento no projeto.
A secretária executiva do DEL em Arroio Trinta, Karine Araldi Cividini, destaca que as três Câmaras Técnicas desenvolveram projetos com resultados positivos.
Na Câmara de Desenvolvimento Urbano, os destaques são o Programa Calçada Legal, o trabalho no Plano Diretor, a iluminação do Portal Turístico, a implantação de placa indicativa no acesso de Treze Tílias e Arroio Trinta, limpeza e organização nos arredores do Portal, e estruturação do roteiro Caminhos do Fé.
Na Câmara Técnica do Agronegócio duas empresas receberam o Selo de Inspeção Municipal, foram implantadas mais de 50 fontes caxambu em parceria com a Epagri, implantado o programa de gestão nas propriedades, iniciada a feirinha que acontece todo sábado, e também iniciada a busca pela certificação de propriedades livres de Tuberculose e Brucelose.
Por fim, na Câmara Técnica do Turismo, entre os projetos desenvolvidos estão o cadastramento de atividades turísticas, incentivo a arquitetura italiana, mapeamento dos 30 pontos do rio e Trilha da Polenta.
A prefeitura também contratou uma empresa de consultoria na área do turismo, e a partir de diversos levantamentos, criado o roteiro Fiori e Sapori da Itália Brasileira. Foi realizado também o Baile de Máscara, e o Mapa Turístico de Arroio Trinta.
Segundo Karine, a realização de tantos projetos só foi possível, graças ao engajamento e comprometimento das Câmaras Técnicas, o que vai continuar nesse ano. A executiva explica que nesse momento estão sendo planejadas as atividades para o ano.
Fonte: Rádio Tropical FM