Pela primeira vez na história três brasileiras comporão o trio de arbitragem em uma Copa do Mundo masculina. Entre elas está Neuza Inês Back, natural de Saudades, a primeira arbitra catarinense a integrar um grupo de profissionais em uma competição masculina organizada pela FIFA.
Formada em 2006 em Palmas (PR) no curso de Educação Física da extinta UNICS, a saudadense vêm tendo seu trabalho reconhecido na esfera nacional e internacional.
Neuza está na arbitragem há 13 anos. Iniciou no amador em 2008, passou a trabalhar no Campeonato Catarinense após ter feito o curso de arbitragem e se destacar como a melhor aluna da turma.
A visibilidade foi maior após ser aprovada no teste da CBF. Em 2009 iniciou os trabalhos na Série A arbitrando no futebol masculino. Em 2014 se tornou Assistente FIFA. A arbitra já tem em seu currículo várias participações em competições internacionais como no Torneio de Tulon Sub-20, na França em 2014, na Copa Libertadores Feminina em 2014 e 2017, no Campeonato Sul-Americano Feminino sub-20 em 2015, também no Brasil, na Copa Algarve de Seleções em Portugal, em 2016, e nos jogos Olímpicos do Brasil 2016.
Neuza não esconde a satisfação e a felicidade por estar na elite da arbitragem mundial.
“Estou muito feliz com a convocação pois poderei estar fazendo o que amo. Quando estamos em torneios, é possível viver a arbitragem, pois todas as atividades são voltadas para nossa preparação para as partidas, os treinos físicos e técnicos, a alimentação, temos acompanhamento de profissionais de varias áreas, o que nos faz sentir mais preparados quando entramos em campo para trabalhar.”
Com a escalação para a Copa do Mundo FIFA 2022, Neuza Back deve receber uma homenagem da Assembleia Legislativa de Santa Catarina (Alesc), protocolada pelo deputado Fabiano da Luz (PT), parabenizando a atuação da profissional ao se tornar uma referência para ampliar a visibilidade por mais inclusão feminina no esporte mundial. (Oeste em Foco)