Notícias do Novo Tílias News

Água Doce realiza 243 coletas de PCR em dois meses nas unidades de saúde para detecção do coronavírus


Por conta de dúvidas que surgiram em relação os exames de detecção do coronavírus, a Secretária Municipal de Saúde e Promoção Social, Patrícia de Faria, esclarece como funciona o processo dos exames e de coletas do RT PCR e os testes rápido de anticorpo.

Segundo a secretária, o exame de RT PCR é realizado através de cotonetes estéreis colocados no fundo do nariz, para coleta de secreções respiratórias. Após coletado o material é encaminhado para ser analisado no LACEN.

De acordo com Patrícia de faria, o RT PCR é um exame de bom desempenho, com alto índice de acerto ao diferenciar um paciente infectado do não-infectado. Ele é considerado o exame ideal para diagnóstico de covid-19.

Ela explica que por ser um teste que detecta o material genético do vírus, é preciso que o ele esteja presente no material testado durante a coleta.

Isso faz com que a realização do RT PCR seja indicada preferencialmente, entre o 3º e 5º dia da doença, podendo se estender até o 7º dia. Por isso é importante a realização do exame quando existem sintomas que caracterizam a doença do covid-19.

Ainda segundo Patrícia, já o teste rápido é utilizado na detecção de anticorpos contra o SARS-CoV-2, realizado através de uma punção na polpa digital, da qual se extrai uma gota de sangue.

Ele detecta a presença de anticorpos no sangue do paciente, que são produzidos pelo sistema imunológico após o contato com o coronavírus. A produção desses anticorpos requer algum tempo e, por isso, esse teste só deve ser realizado 8 dias após o início dos sintomas.

A realização do teste antes desse período pode levar a um resultado “falso negativo”, por ainda não haver quantidades suficientes de anticorpos nesse período. 

A Secretária Patrícia pede que na presença de sintomas respiratórios, as pessoas devem procurar a estratégia saúde da família, para avaliação dos sintomas e coleta de exame se necessário. A secretária informa que em janeiro foram realizadas 91 coletas e em fevereiro 243, totalizando 243 coletas em dois meses.



Fonte: Rádio Tropical FM