Notícias do Novo Tílias News

Agricultor de Água Doce investe na produção de Goiaba Serrana


Vercedino Gonçalves de Freitas, produtor rural da comunidade de Linha Vista Alegre, deverá colher na safra 2021, em torno de dois mil quilos da fruta. O pomar conta com 285 pés, com 70 em plena produção.

Vercedino iniciou o cultivo da fruta há 16 anos, incentivado pela Epagri local. Vercedino Gonçalves de Freitas é considerado o maior produtor da Goiaba Serrana no município de Água Doce, e em dois anos a estimativa de produção da propriedade é atingir a quantia 12 mil quilos por safra.

Vercedino diz que a atividade da fruticultura exige muita dedicação. Conforme ele, os maiores cuidados para produzir uma goiaba de boa qualidade, são uma boa adubação, limpeza e controle da mosca da fruta.

Segundo o fruticultor, a produção é basicamente comercializada toda na cidade de Água Doce. Além da plantação de goiaba serrana, Vercedino também cultiva ameixa.

A Goiaba-Serrana, também é conhecida popularmente por Feijoa, Goiaba do Campo ou Goiaba-Ananás. É um arbusto ou árvore de pequena dimensão, originário das terras altas do Sul do Brasil, leste do Paraguai, Uruguai e norte da Argentina.

O fruto amadurece no outono e é de coloração verde, com o tamanho de um ovo de galinha. Tem um sabor agradável, aromático e doce.

A goiaba serrana é rica em antioxidantes, fonte de compostos fenólicos, vitamina C e do complexo B, além de minerais. Considerada por muitos o alimento do futuro. Ela também é rica em fibras e muito benéfica para saúde e, ótima para incluir em uma dieta.

Em 1980, a Epagri iniciou um trabalho de melhoramento genético da fruta, que resultou no lançamento de quatro cultivares recomendados para a Região Sul do Brasil, permitindo ao agricultor escalonar a colheita.



Fonte: Rádio Tropical FM