Vercedino Gonçalves de Freitas, produtor rural da comunidade de Linha Vista Alegre, deverá colher na safra 2021, em torno de dois mil quilos da fruta. O pomar conta com 285 pés, com 70 em plena produção.
Vercedino iniciou o cultivo da fruta há 16 anos, incentivado pela Epagri local. Vercedino Gonçalves de Freitas é considerado o maior produtor da Goiaba Serrana no município de Água Doce, e em dois anos a estimativa de produção da propriedade é atingir a quantia 12 mil quilos por safra.
Vercedino diz que a atividade da fruticultura exige muita dedicação. Conforme ele, os maiores cuidados para produzir uma goiaba de boa qualidade, são uma boa adubação, limpeza e controle da mosca da fruta.
Segundo o fruticultor, a produção é basicamente comercializada toda na cidade de Água Doce. Além da plantação de goiaba serrana, Vercedino também cultiva ameixa.
A Goiaba-Serrana, também é conhecida popularmente por Feijoa, Goiaba do Campo ou Goiaba-Ananás. É um arbusto ou árvore de pequena dimensão, originário das terras altas do Sul do Brasil, leste do Paraguai, Uruguai e norte da Argentina.
O fruto amadurece no outono e é de coloração verde, com o tamanho de um ovo de galinha. Tem um sabor agradável, aromático e doce.
A goiaba serrana é rica em antioxidantes, fonte de compostos fenólicos, vitamina C e do complexo B, além de minerais. Considerada por muitos o alimento do futuro. Ela também é rica em fibras e muito benéfica para saúde e, ótima para incluir em uma dieta.
Em 1980, a Epagri iniciou um trabalho de melhoramento genético da fruta, que resultou no lançamento de quatro cultivares recomendados para a Região Sul do Brasil, permitindo ao agricultor escalonar a colheita.
Fonte: Rádio Tropical FM