Conforme a diretora da Escola Keli Hartmann, nesta quinta-feira (18), a rede estadual inicia o ano letivo 2021, com as aulas presenciais, após quase um ano da suspensão em março do ano passado.
Keli explica que as turmas foram divididas em dois grupos: Turma A e Turma B, atendendo ao modelo “Tempo casa” e “Tempo escola”, acordado entre as unidades escolares da Coordenadoria Regional de Educação de Joaçaba.
Esta forma de atendimento atende as exigências de, no máximo, 50% dos alunos em cada dia na escola, respeitando o distanciamento de 1,5m entre eles em sala de aula.
Nos grupos de wathsaap das turmas foram adicionados os números de telefones dos pais que receberam a informação da turma à qual seu filho participará: turma A terá aula nesta quinta-feira (18-02) e retornará no dia 22 de fevereiro. A turma B virá nesta sexta-feira (19) e depois na semana do dia 1º de março. Nas semanas seguintes, mantém-se o sistema de rodízio.
As aulas no turno matutino acontecerão das 07h30 às 11h30. No turno vespertino, das 13h30 às 17h30. A diretora reforça que o uso do uniforme é exigência que consta no Plano Político Pedagógico da escola.
No período matutino serão atendidas as turmas de 8º e 9º ano 1 do ensino fundamental, primeiras e segundas séries do Novo Ensino Médio e terceiras séries do ensino médio regular.
No período vespertino serão atendidas as turmas de 9º ano 2 do Ensino Fundamental e aulas remotas para as turmas do Novo Ensino Médio.
Keli esclarece que as aulas remotas fazem parte das matérias eletivas, sendo 2 aulas de espanhol, 2 de projeto de vida e 2 de educação financeira (1ªs séries) e 2 de sociedade, saúde e meio ambiente (2ªs séries).
A turma do 9º ano 2, período vespertino, neste momento, terá aulas todos os dias (sem rodízio semanal), pois o número de alunos atende o distanciamento mínimo de 1,5m entre eles.
Os pais que ainda não assinaram o termo de aceite de retorno às aulas, devem fazer o quanto antes, para que o aluno possa acessar a escola.
Para alunos que estudarão de forma remota, as aulas serão atendidas por uma escola pólo, sendo outros professores contratados para este trabalho. Todo o encaminhamento das atividades, o esclarecimento das dúvidas e atendimentos serão feitos por aqueles professores.
Se os alunos de atendimento remoto quiserem retornar ao atendimento presencial, poderão fazê-lo mediante assinatura dos pais em novo termo de aceite com, no mínimo, 7 dias úteis de antecedência.
De acordo com Keli, o uso da máscara é obrigatório em todos os momentos e espaços da escola e a troca deve ocorrer na metade do período, fazendo o descarte correto ou a guarda correta da mesma. Para isto, é necessário que o aluno traga uma máscara extra de casa.
Todos as salas de aula estão equipadas com dispensers de álcool em gel, os banheiros com dispensers de sabonete líquido/álcool em gel e papel toalha, bem como totens e tapetes sanitizantes nas entradas. Copos descartáveis à disposição ao lado das torneiras.
A diretora orienta ainda que os alunos deverão adentrar ao pátio da escola, evitando aglomerar-se com os demais.
A aferição da temperatura é exigência nas entradas, portanto, é preciso calma e atenção especialmente neste primeiro momento para que o retorno ocorra da melhor forma possível.
Fonte: Rádio Tropical FM