O presidente Jair Bolsonaro (sem partido) começou a avaliar nomes que possam substituir o atual vice, o general da reserva, Hamilton Mourão (PTRB), em sua chapa à reeleição.
O nome do ministro da Infraestrutura, Tarcísio Gomes de Freitas, tornou-se o favorito, segundo auxiliares do presidente.
Em conversas recentes com deputados e ministros, Bolsonaro disse que traçou um perfil do candidato a vice-presidente que considera adequado para o posto.
Além de requisitos básicos como confiança e discrição, Bolsonaro tem afirmado que busca alguém que não tenha exercido mandato parlamentar e que não tenha uma base de apoio no Poder Legislativo, critérios que aliados do presidente avaliam que o ministro preenche.
Bolsonaro já disse que deve definir em março a que partido irá se filiar. O presidente pretende levar à sigla, na próxima janela partidária, pelo menos 20 deputados bolsonaristas.
O ministro da Infraestrutura também caiu na graça dos apoiadores do presidente. O perfil “Tarcisão do Asfalto” no Instagram, por exemplo, já tem 82,7 mil seguidores. O perfil oficial do ministro tem 978 mil.
Mesmo em conversas reservadas, Tarcísio procura manter a sobriedade sobre o assunto, dizendo que não tem nenhuma pretensão política e que pretende continuar como um técnico, discurso que agrada a Bolsonaro.
Fonte: Michel Teixeira