Presidente da Câmara de Treze Tílias sugere decreto de situação de emergência devido aos estragos causados pela cigarrinha
O presidente da Câmara de Treze Tílias, Renato de Bastiani, apresentou na sessão de ontem um requerimento no qual solicita que que o Poder Executivo Municipal viabilize estudo detalhado para decretar situação de emergência municipal devido a ocorrência de infestação, especialmente na cultura do milho, pela praga conhecida popularmente como “cigarrinha”.
Conforme ele, os agricultores da região estão registrando muitos prejuízos na safra de milho 2020/2021, por conta da cigarrinha, que tem destruído plantações inteiras e o decreto de situação de emergência pode auxiliar no acesso a políticas públicas.
Ele disse também que vai entrar em contato com câmaras de vereadores da região, para que também estudem a possibilidade do decreto, para então buscar apoio no Governo do Estado.
Antes de ser encaminhado para o poder executivo, o requerimento deve passar por votação, o que deve ocorrer na próxima semana.
Dois projetos da administração municipal permanecem nas comissões. São eles o projeto do Recuperação Fiscal (REFIS) e também o projeto que altera o número de parcelas para pagamento do IPTU.
Renato de Bastiani explica que está tudo certo com os projetos, no entanto, a votação não ocorreu devido à ausência dos vereadores José da Rocha, Ademir Concatto e Cleomar Brandalise, que estão em curso em Brasília durante essa semana.
Os projetos devem ser votados na próxima sessão.
A vereadora Flávia Regina dos Santos também fez uso da palavra para falar sobre a reunião que teve com o prefeito Rudi Ohweiler, onde apresentou os pedidos dos moradores em relação ao trânsito, infraestrutura e alargamento das estradas.
O prefeito manifestou que está em busca de empresas especializadas para uma análise e busca de soluções para as principais demandas na situação do trânsito de Treze Tílias, mas pediu paciência já que é início de gestão e nesse momento o foco principal é o combate à Covid 19.
Os vereadores também destacaram a visita do deputado estadual Ricardo Alba a Treze Tílias, e falaram sobre as demandas apresentadas.
Leocrides Brandalise pediu atenção do deputado à situação das rodovias estaduais da região que estão em situação muito complicada. Além disso, o presidente Renato Debastiani solicitou apoio de Alba para a viabilização de dois trevos, um na rodovia SC 355, próximo à Mecânica Farenzena e outro na SC 465, no acesso à Linha São Roque, onde está localizada a nova fábrica da Bierbaum.
Fonte: Rádio Tropical FM