Notícias do Novo Tílias News

Pera japonesa vendida em barraquinha faz sucesso em Caçador


Doce e suculenta. Essas são as características da pera housui, produzida em Caçador pela família Shirayama e que faz sucesso em uma barraquinha à beira da estrada. Os imigrantes japoneses cultivam a fruta há 25 anos no município.

O produtor Roque Shirayama nasceu no Japão, mas veio para o Brasil na década de 80. Começou cultivando maçã, mas depois ampliou o pomar com pêssego, ameixa e pera. A última é a menina dos olhos do produtor. “Dá mais trabalho, mas é bastante apreciada”, diz.


A área de cultivo de pera da família Shirayama é de 1,5 hectare, totalizando cerca de 30 toneladas. Todas as frutas são empacotadas ainda no pomar. “É uma fruta mais sensível e se a mosca ataca ela fica preta”, explica Roque.

Com cuidado individual pera por pera, o resultado não poderia se outra. Uma produção de dar água na boca. “Preferimos vender na propriedade mesmo porque o valor é melhor. Mas esse ano devido à pandemia estou entregando 20% no mercado”, afirma.

Na barraquinha, a esposa Eliza é quem comanda as vendas. Ela se orgulha das peras que este ano estão mais doces e com maior calibre. A fruta é vendida a R$ 8 o quilo. Nesta época tem também ameixa e maçã.



Fonte: Caçador Online