Notícias do Novo Tílias News

NAES retoma atividades, mas faltam professores da rede estadual em Treze Tílias


Conforme o Coordenador do Núcelo Avançado de Ensino Supletivo (Naes), Luiz Ademar Bento de Andrade, o Professor Luizinho, a parte que cabe ao município está toda em dia para o início das aulas a partir de hoje.

No entanto, o Estado ainda não contratou os professores que devem atuar no Núcleo. A expectativa é de que na semana que vem isso ocorra.

O professor Luizinho explica que nesse ano, a escola vai funcionar os três turnos, matutino, vespertino e noturno, com cerca de 20 alunos.

O coordenador destaca que são duas turmas por turno, e foi possível dividir bem as turmas, mantendo o distanciamento entre os alunos e seguindo todas as definições do Plano de Contingência.


Retorno às aulas aconteceu de forma tranquila

A informação é da secretária de educação de Treze Tílias, Soraya Boesing Juchen. Segundo ela, havia muita ansiedade e apreensão com relação ao retorno dos alunos, e como seria esse primeiro dia.

Conforme ela, no período matutino tudo ocorreu de forma tranquila com pais e alunos respeitando e seguindo todas as orientações repassadas pela escola.

Retomaram as atividades hoje pela manhã a Escola Municipal Irmã Filomena Rabelo, o Pré Escolar Afonso Edmundo Dresch, e também as Creches Irmã Cássia Windmayer, Maria Ana Hausberger - Tante Rilli e Primeiros Passos Gabriela Grander.

Soraya pontua que a secretaria de educação está organizando o volta às aulas desde o dia 11 de janeiro, pensando em fazer o melhor trabalho possível.


Mesmo assim, pontua ela, não será um retorno fácil, pois existem várias restrições que precisam ser seguidas e isso depende também da colaboração dos pais que precisam ter paciência com todas as mudanças estabelecidas.

A secretária alerta que caso algum integrante da família do aluno apresente sintomas ou positive para a Covid, que esse aluno não seja mandado para a escola e que o educandário seja informado da situação.

Em caso de aluno com familiar tendo suspeita de Covid a turma toda é suspensa por 7 dias. Caso o diagnóstico seja confirmado, a suspensão das aulas passa a ser de 14 dias, as atividades, no entanto continuarão sendo encaminhadas.

Alunos que tem sintoma gripal ou febre, não podem frequentar a escola. É feita aferição da temperatura tanto na entrada da escola quanto no transporte escolar.

Soraya explica que a administração municipal contratou auxiliares de serviços gerais para passar com pano com álcool a fim de higienizar todos os locais que forem tocados pelos alunos, como maçanetas de portas, carteiras, teclados, entre outros.

 Todas as escolas também criaram um espaço chamado de Cantinho da Covid, para onde são direcionados os alunos que por ventura comecem a apresentar febre ou algum outro sintoma durante o período em que estiverem na escola. O local conta com televisor e materiais para que o aluno aguarde até o pai busca-lo na escola.



Fonte: Rádio Tropical FM