Conforme a enfermeira da secretaria de saúde Odete Deitos, esse foi o número de doses enviadas ao município até o momento, que permitiram o início da vacinação nos dois primeiros grupos prioritários, que são os profissionais da saúde e os idosos acima de 90 anos.
Ela explica que ainda não foi possível vacinar todos os profissionais de saúde, já que a meta prevê 85 profissionais, e foram aplicadas somente 75 doses.
Na meta do Ministério da Saúde, além dos profissionais da Unidade Básica de Saúde e do Hospital, estão inclusos os que trabalham nos setores privados como consultórios médicos e odontológicos, farmácia, e fisioterapia. São alguns profissionais desse último grupo que ainda não receberam a vacina.
26 pessoas já receberam a segunda dose da vacina e também já foram vacinados 7 idosos acima de 90 anos.
Odete Deitos explica que os idosos serão vacinados gradativamente, sempre reduzindo 5 anos da faixa etária, portanto os próximos a receberem a vacina devem ser os idosos entre 85 e 90 anos.
A enfermeira explica que os idosos são os primeiros a serem vacinados porque eles são os mais suscetíveis a complicações e necessidade de leito de UTI por um período que pode ir de 20 a 120 dias.
Odete reforçou o alerta para que a população volte a adotar os cuidados máximos com a Covid, já que muitos estão relaxando nas medidas de proteção e famílias inteiras estão positivando para Covid.
Ela lembrou a situação do município de Chapecó, que é extremamente delicada, além de Joaçaba que quase não tem mais leitos para internação por Covid e Caçador que também está com a UTI lotada.
Em Arroio Trinta ontem, 5 novas pessoas tiveram diagnóstico positivo para Covid-19, somando 16 casos ativos, 28 monitorados e 4 suspeitos.
Odete explica que pacientes que apresentem sintomas gripais ou qualquer outra suspeita de Covid, devem procurar a unidade de saúde a partir das 13h30 para que sejam organizados testes e consultas para todos.
Fonte: Rádio Tropical FM