Um homem de 61 anos foi encontrado inconsciente após ser atacado por um enxame de abelhas na quinta-feira (25), em Chapecó, no Oeste de SC. Conforme os bombeiros, a vítima apresentava picadas pelo corpo todo.
Ainda segundo os bombeiros, a vítima foi socorrida por moradores da Linha Faxinal dos Rosas, no interior de Chapecó. Segundo os relatos, o homem foi encontrado já inconsciente e com o corpo todo machucado devido ao grande número de picadas.
A suspeita é de que ele tenha tido uma reação alérgica que levou a um choque anafilático — quando a garganta fecha e a pessoa fica impossibilitada de respirar.
Após ser atendido pelos bombeiros e receber oxigenoterapia, o homem foi encaminhado ao Hospital Regional do Oeste (HRO). O estado de saúde da vítima não foi informado.
Como se proteger durante um ataque de abelhas
Em uma colmeia existem de 60 a 100 mil insetos, contando rainha, zangões e operárias. Um ataque pode ser conduzido por até 3 mil abelhas, ou seja, a mesma quantidade de picadas. Por esse motivo, algumas orientações são fundamentais. Confira:
– Abaixar-se, enquanto ainda não foi picado;
– Correr em ziguezague;
– Se estiver de camiseta, retirar a peça de roupa e usá-la para proteger o rosto, a cabeça e o pescoço (quanto mais picadas nessas regiões, maior chance de choque anafilático);
– Correr para um local em que é possível se abrigar;
– Fugir para locais onde há água: uma mangueira, um rio, uma piscina.
Fonte: NSC