O governador Carlos Moisés anunciou nesta terça-feira, 16, em Chapecó, a ampliação de 34 leitos de UTI e 10 leitos de enfermaria na região Oeste. A ativação será de 29 leitos de UTI no Hospital Regional do Oeste, em Chapecó, cinco de UTI no Hospital Regional São Paulo, em Xanxerê, além de 10 leitos clínicos no Hospital Frei Bruno, em Xaxim. A previsão é de abrir as novas vagas até sexta-feira. A medida faz parte das ações do Governo do Estado para reforçar o enfrentamento ao coronavírus na região.
“Estamos fazendo todos os esforços para distensionar o sistema de saúde da região e salvar o maior número de pessoas possível. Santa Catarina tem a menor taxa de letalidade do país e teve destaque entre outros estados brasileiros como a melhor gestão no coronavírus. Para que esses resultados continuem, precisamos da colaboração de todos, do cidadão e do município. Esse é um momento de união, temos que continuar de mãos dadas. Não deixaremos nenhum catarinense sem o recurso necessário para ter sobrevida”, afirmou o governador Carlos Moisés.
O chefe do Executivo estadual destacou ainda, durante coletiva de imprensa, que serão contratados novos profissionais para os leitos ampliados em Xanxerê e Chapecó. Há uma expectativa também de criação de 150 novos leitos clínicos de retaguarda nos municípios de Ponte Serrada, Coronel Freitas, Faxinal dos Guedes, Cunha Porã, Nova Erechim, Palmitos e também Xaxim.
Para o serviço inter-hospitalar da região – que deve ser ativado nesta semana – são duas ambulâncias de suporte avançado, que farão o transporte de pacientes entre os hospitais e UPAS. Também estão mobilizados os serviços aéreos da Segurança Pública estadual para a transferência de pacientes.
Informação Rádio Vitória/SECOM - Foto: Julio Cavalheiro