Pai e filho, os agricultores Eloy e Éder Calegari caminhavam na última terça-feira (2) pela propriedade, no distrito de Posse Lemes, área rural de Ibirapuitã, no norte do RS, observando o feijão, a soja e o milho. Ao se aproximarem do açude, pararam, incrédulos: as sementes de abóbora plantadas sem muita perspectiva haviam produzido. Muito além do que esperavam, o fruto de maior dimensão pesou 98 quilos. — Não acreditei — resume Elóy, 68 anos.
Para retirá-las de perto do milharal, os familiares colocaram uma lona na base, e a carregaram entre três pessoas. Outras duas abóboras pesaram 78kg e 72kg. Há, segundo a família, mais de 10 frutos não colhidos ainda, "pequenos", do tamanho de um balde de lavar roupas, estimam.
O terreno virou atração no pequeno município de 4 mil habitantes, segundo o IBGE. Lourdes Calegari, esposa de Eloy, fez questão de posar para fotos ao lado dos "troféus". Benício, um ano e seis meses, sobrinho-neto do casal, escalou o alimento como se fosse um brinquedo de criança.
Fonte: Michel Teixeira