As obras da terceira etapa do Parque Linear do Rio Peixe entram na reta final. Nesta fase a área recebe itens de acabamento ao longo de todo o trecho entre o Armazém Araucária até as imediações do Sesi.
Uma montagem em especial chamou muita atenção de quem passava pelo local na terça-feira, dia 16. Próximo à Praça do Conhecimento, está sendo instalado o primeiro de três monumentos que comporão o espaço, valorizando a história e a cultura de Videira, através da representação dos povos imigrantes e originários do município.
A obra de arte foi confeccionada pelas mãos do escultor trezetiliense, Werner Thaler, que já desenvolveu monumentos para diversas cidades do Brasil e até do exterior.
Werner diz que iniciar a instalação da família que representa os imigrantes italianos, é motivo de muita satisfação. Werner explica que a obra levou cerca de oito meses para ficar pronta e foi toda moldada a mão, detalhe por detalhe.
O espaço já possui outros locais preparados, onde serão instalados, ainda este ano, mais dois monumentos de igual porte ao feito agora. Um representará a família alemã e outro evidenciando os caboclos e indígenas.
O conjunto de monumentos ficará alocado na representação das margens do Rio do Peixe, fazendo alusão às Vilas de Perdizes e Vitória e à nascente do rio.
Werner, salienta que o processo de confecção dos monumentos é artístico, manual e, por isso, demanda tempo para ser preparado.
Para Werner Thaler, Videira está de parabéns pela iniciativa de registrar em forma de arte sua história e o valor da sua gente, sendo um local de grande orgulho para todos os moradores do município.
Fonte: Rádio Videira /Prefeitura de Videira
Fotos: Prefeitura de Videira