Criança desliga energia de Unidade de Saúde e vacinas contra Covid-19 armazenadas no local são perdidas
Um menino de 9 anos desligou a energia elétrica de uma unidade de saúde, onde estavam guardadas as doses da vacina contra a Covid-19. Os medicamentos foram perdidos, por conta da temperatura que ficaram armazenadas, após a falta de energia. O fato aconteceu em Rio Bananal, no Espírito Santo.
A Polícia Civil investigou o caso para descobrir quem era o responsável pelo ato e conclui que foi a criança. Segundo a investigação, imagens de câmeras de segurança permitiram que a polícia desvendasse o caso, na tarde de sexta-feira (19).
“A gente percebeu, olhando as imagens das câmeras, que o garoto de 9 anos subiu em cima de uma banco de praça que tem abaixo do relógio. Ele estava olhando para uma luz vermelha que piscava e aí desligou. Depois disso desceu e foi embora brincar“, relatou o delegado responsável pela investigação, Fabrício Lucindo.
A Polícia Civil, por meio de nota, explicou que o inquérito será concluído e remetido ao Ministério Público, com cópia para o Conselho Tutelar do Município, que adotarão as providências cabíveis.
Caso
O caso foi verificado na quinta-feira (18). A coordenadora de imunização, Márcia Venturim, contou que foi acionada por volta das 5h da manhã, quando foi comunicada por uma funcionária, que faz a limpeza do prédio, sobre a falta de energia no local. Ao chegar na Unidade, ela percebeu que a temperatura da geladeira que armazenava as vacinas estava em 23ºC.
Além das doses das vacinas da Covid, também havia outros imunizantes no local, além de medicamentos e coletas de exames que estavam armazenadas em equipamentos do prédio. Na ocasião, a Polícia foi acionada para verificar a situação
Confira:
Novas doses
De acordo com a prefeitura, ainda na sexta-feira (19), 298 doses da vacina contra o coronavírus chegaram ao município. Do total,129 doses vieram para repor as doses que estão sob suspeita, por terem sofrido alteração de temperatura, devido ao desligamento do relógio de energia do prédio da Unidade de Saúde.
“As outras doses serão para imunizar os trabalhadores da saúde (dose 2), e também vieram doses para começar a imunização nos idosos de 85 à 89 anos. Ainda na tarde desta sexta-feira, 19, alguns profissionais da saúde receberam a segunda dose da vacina contra o coronavírus, e a sequência da campanha se estenderá neste sábado, 20”, informou a prefeitura.
Fonte: ClicRDC