Notícias do Novo Tílias News

Turistas Japoneses são infectados por nova variante do coronavírus em Amazonas


Foram detectadas novas variantes do covid-19 no Japão, em quatro pessoas que viajaram para o Brasil. Os turistas passaram pelo estado do Amazonas, e retornaram ao país dia 2 de janeiro. A informação foi divulgada pelo Ministério da Saúde, no domingo (10), após ser notificado pelo governo do Japão no sábado (9). 

O Instituto Nacional de Doenças Infecciosas do Japão (NIID) analisou as amostras colhidas dos pacientes e confirmou ser uma nova cepa da doença. Esta é uma versão diferente das outras mutações que foram registradas no Reino Unido e na África do Sul.

Segundo o diretor do instituto japonês, Takaji Wakita, ainda não há a informação se a nova variante do vírus é mais grave. O governo japonês está investigando se as vacinas feitas para combater a covid-19 são eficazes contra esta nova versão. 

Doze mutações

Em nota, o Ministério da Saúde informou que a nova variante possui 12 mutações. Existe a preocupação de acontecer um maior potencial de transmissão do vírus. 

O Ministério adverte que não existe nenhuma confirmação científica sobre o impacto do diagnóstico da doença em laboratórios, e nem mesmo se as vacinas serão válidas para as mutações da covid-19. 

O documento comunica que todos os centros de vigilância no Japão estão informados sobre a nova variante e estão se preparando para um novo diagnóstico molecular do coronavírus. A nova cepa da doença possui mutação semelhante à versão africana.

Além disso, também no Brasil, novas variantes do vírus foram identificados em São Paulo e na Bahia. O NIID alerta que a variante E484K foi encontrada a primeira vez na África do Sul, e tem o potencial de afetar a capacidade de alguns anticorpos neutralizarem o vírus. Esse tipo de mutação acontece na região do vírus que em primeiro lugar entra em contato com a célula humana.



Informações: Ministério da Saúde e Agência Brasil