A Agência de Desenvolvimento do Turismo de Santa Catarina (Santur) lança nesta terça-feira (19), às 10h, o espaço que vai abrigar a Central de Inteligência do Turismo do Estado. A estrutura fica na sede do órgão, em Florianópolis, e oferecerá o suporte técnico e tecnológico para o trabalho de coleta, monitoramento e análise de indicadores do setor.
A nova estrutura, ponto de partida para o efetivo funcionamento de uma Central de Inteligência, representa um passo importante para consolidar o modelo de gestão do turismo baseado em dados.
A Santur já vem trabalhando com esse objetivo e, recentemente, lançou o Almanach, uma ferramenta que traz um panorama do setor no estado, reunindo informações como o número de empresas, registros no Cadastur, empregos gerados, tipos de negócios, arrecadação de ICMS, entre outras.
Além disso, o trabalho de inteligência no turismo vem ocorrendo em cooperação com a Ufsc, Fecomércio SC e Fecam, que formam a Rede de Inteligência do Turismo de SC, juntamente com a Santur, além do envolvimento do trade turístico e entidades do setor, na produção de estudos e pesquisas, sistematização, análise e monitoramento de dados.
Devido a pandemia, uma apresentação virtual da estrutura já havia sido feita aos membros do Conselho Estadual de Turismo (CET), Fortur, Floripa Sustentável, Comissão de Turismo da Alesc e Secretaria de Estado da Fazenda. O presidente da Santur, Leandro “Mané” Ferrari, salientou que a estrutura está à disposição de todos os secretários municipais de turismo, entidades e trade, para discussão dos temas de relevância para o desenvolvimento do setor.
Durante o lançamento do espaço da Central de Inteligência do Turismo, nesta terça-feira, a equipe da Diretoria de Estudos e Inovação da Santur também vai apresentar a segunda edição do Boletim Almanach – Dados do Verão Catarinense.