Notícias do Novo Tílias News

Pinguim-de-magalhães é encontrado em praia


Um pinguim-de-magalhães foi encontrado por banhistas na Praia de Ubatuba, em São Francisco do Sul, no Litoral Norte catarinense. O caso ocorreu no domingo (3).

O pinguim também tinha marcas que sugeriam a interação com rede de pesca. Agora, ele passará um período na Unidade de Estabilização de Animais Marinhos da Univille, onde receberá tratamento com hidratação, alimentação e medicação. Depois, seguirá para reabilitação na Associação R3 Animal, em Florianópolis.

Espécie não é comum nesta época do ano

Ainda de acordo com o PMP-BS/Univille, não é comum encontrar o pinguim-de-magalhães nas praias brasileiras nesta época do ano. O período de ocorrências envolvendo a espécie é entre os meses de julho e setembro, onde ocorre a migração dos animais.

Os visitantes saem das colônias reprodutivas na Argentina, Ilhas Maldivas e Chile em busca de águas mais quentes e alimento. O mais jovens são os primeiros a migrarem. Porém, infelizmente, alguns deles acabam se perdendo do bando e encalhando nas praias.

O PMP-BS

O Projeto de Monitoramento de Praias da Bacia de Santos (PMP-BS) é uma atividade desenvolvida para o atendimento de condicionante do licenciamento ambiental federal das atividades da Petrobras de produção e escoamento de petróleo e gás natural na Bacia de Santos, conduzido pelo Ibama.

Esse projeto tem como objetivo avaliar os possíveis impactos das atividades de produção e escoamento de petróleo sobre as aves, tartarugas e mamíferos marinhos, através do monitoramento das praias e do atendimento veterinário aos animais vivos e necropsia dos encontrados mortos.

O projeto é realizado desde Laguna/SC até Saquarema/RJ, sendo dividido em 15 trechos. A Univille monitora o Trecho 05, compreendido entre Araquari a Itapoá.



Fonte: ND+