Uma nova espécie de abelha foi descoberta em uma fazenda em Água Fria de Goiás. Segundo pesquisadores, elas podem ser facilmente identificadas por manchas faciais e a cor amarelo-mel das pernas.
A descoberta da nova espécie, batizada de "ceratina (Ceratinula) fioreseana", foi divulgada na última terça-feira (19). Conforme os profissionais da Bayer, a abelha é classificada como solitária, por não viver em colônias e atuar como polinizadora-chave em ecossistemas naturais e agrícolas.
O primeiro nome dado à nova espécie - ceratina - segue as normas de taxonomia zoológica para nomenclatura e o segundo - fioreseana - é em homenagem à família Fiorese, proprietária da fazenda onde a abelha foi encontrada.
Os profissionais explicam ainda que a ceratina é popularmente conhecida como "abelhas carpinteiras pequenas", no Centro-Oeste brasileiro.
A partir da identificação do subgênero da espécie da abelha, eles deram andamento para o processo de análise taxonômica e para o registro da "ceratina (ceratinula) fioreseana".
Fonte: G1