Os 5,4 mil litros de IFA (Insumo Farmacêutico Ativo) para o Instituto Butantan fabricar mais de 8,6 milhões de doses da vacina contra a covid-19 estão prontos para o embarque no aeroporto de Pequim, na China. De acordo com o governo de São Paulo, a previsão é de que esta carga chegue ao país na quarta-feira, 3.
O insumo estava parada desde o começo de janeiro, por questões alfandegárias, segundo o governo chinês. Após conversas de diversas autoridades brasileiras com o embaixador da China no Brasil, Yang Wanming, o processo de liberação ficou mais rápido.
Assim que o insumo chegar, a previsão é de que essas vacinas fiquem prontas em aproximadamente 20 dias. O Butantan deve fazer entregas parciais do imunizante ao Ministério da Saúde, que fará a distribuição aos estados, como prevê o Programa Nacional de Imunizações.
O contrato (veja o documento) de fornecimento com Ministério da Saúde prevê a entrega de 46 milhões de doses até abril. O primeiro lote, de 8,7 milhões, já foi entregue ao governo federal.
Após o Butantan cobrar do Ministério da Saúde a compra adicional de 56 milhões de doses da vacina contra a covid-19, o governo federal disse que vai assinar o contrato na próxima terça-feira, 2.
Fonte: Exame