A administração de Piratuba, oficializou nesta sexta-feira (29), o início das obras de construção de um mega empreendimento para o setor energético no município: Trata-se da maior usina fotovoltaica de geração distribuída no modelo remoto do estado. O projeto de iniciativa privada, pertence ao Grupo ND e foi anunciado em novembro de 2019, com previsão de geração de 2,6 megawatts (MW) de energia.
O anúncio do prefeito Olmir Paulinho Benjamini (Bile), aconteceu após uma reunião com um grupo de executivos que integram a holding Schumann e o Grupo ND, realizada nesta quinta-feira (28), na sede administrativa da cidade turística.
Durante o encontro, a equipe técnica da Nexen, empresa que deve operar a geração, informou que as obras iniciam nas próximas semanas, com previsão de conclusão em 120 dias. O negócio que integra a iniciativa de investimento do empresário, Marcello Corrêa Petrelli, presidente do Grupo ND, na ordem de 12 milhões de reais, tem como fornecedora da estrutura fotovoltaica a Nexen, dirigida pelo empresário André Schumann, CEO e Fundador da Schumann.
Conforme Petrelli, a cidade de Piratuba foi escolhida pela equipe técnica por ser um município com forte incidência solar nos distintos períodos do ano.
De acordo com a equipe de engenharia, o complexo está previsto para ser instalado em uma área rural, na região do Bairro Verde, composto por painéis solares, compostos por células fotovoltaicas, feitos de materiais semicondutores. A geração de corrente elétrica ocorre quando os fótons (partículas de luz solar) colidem com os átomos do material do painel solar, provocando assim o deslocamento dos elétrons e por consequência a geração de corrente elétrica.
Apesar de Santa Catarina não se projetar entre as regiões do país com maior incidência solar, é do estado a liderança no aproveitamento da energia gerada a partir do sol per capta. Quando considerado o volume de unidades de geração distribuída, SC aparece em quarto lugar: Aqui estão 2,2 mil das 24,6 mil fontes existentes no Brasil. Especialistas do setor observam que a posição de destaque se deve aos incentivos para a aquisição deste tipo de tecnologia e o desenvolvimento de uma consciência ambiental.
Para o secretário de Administração e Finanças, Giovani Gelson Meneghel, o case de Piratuba, em que o município que é sede da Usina Hidrelétrica Machadinho, maior hidrelétrica do estado, com 1140 MW de potência instalada, a implantação do novo modelo de produção de energia limpa, representa um grande avanço no que se refere à sustentabilidade e avanços em matrizes renováveis. (Ernoy Mattiello/Ascom)