O Ministério da Mulher, da Família e dos Direitos Humanos, comandado por Damares Alves, planeja investir cerca de 6 milhões de reais na implementação de salas de atendimento especializado a mulheres vítimas de violência, desta vez em delegacias comuns.
Ao custo de de 250.000 reais por unidade, a previsão é de que 25 núcleos integrados de apoio a mulheres sejam implementados até o final de 2022. Damares tem por meta instalar 135 unidades — ao menos cinco por estado.
Atualmente, menos de 10% das cidades brasileiras possuem delegacias especializadas no combate à violência doméstica. E menos de 20% têm algum órgão de proteção à mulher.
Além de sala, com espaço lúdico para receber crianças, por exemplo, as delegacias receberão, ainda, uma viatura e treinamento para implementação de protocolo especializado de atendimento à vítima de violência.
As primeiras unidades devem ser construídas em Rio Branco (AC), cidade onde houve explosão no número de feminicídios durante a pandemia, e Campo Grande (MS), onde Damares espera diminuir os índices de violência doméstica. (Veja)