O Dia de Reis, comemorado nesta quarta-feira, seis de janeiro, segundo a tradição católica celebra a data em que os três Reis Magos, visitaram o menino Jesus, recém-nascido. Segundo o Padre Kleber Jorge Montag e Silva, Capelão do Hospital Regional São Paulo, a visita aconteceu entre a noite do dia cinco e a madrugada do dia seis.
‘’A festa dos Reis para nós, é esta grande festividade que coroa todo este tempo bonito da época natalina que estamos vivenciando. A manifestação de Deus a partir dos pastores, que vão ao encontro de Jesus e, também, a festa dos Reis Magos nos ajudam a entender que precisamos sair de nosso comodismo, e ir ao encontro de Cristo’’, explica.
Conforme o sacerdote explica, quando houve o nascimento de Jesus, Deus convidou através de uma estrela que todos os povos buscassem a sua presença. O convite foi respondido pelos Magos, sendo os representantes da humanidade à presença de Deus.
“O caminho que os magos seguiram, nos revela a universalidade do amor de Deus, que acolhe todas as nações e indica um reinado diferente do que aquele imposto entre os homens, que eram governados por Herodes, um rei reconhecido por sua crueldade’’, afirma.
Padre Kleber conta que a caminhada dos Reis Magos iniciou pela visão da Estrela do Oriente, pois era comum para muitos povos daquela época relacionar o nascimento de pessoas importantes com o movimento dos astros, mas o que de fato os conduz são as sagradas escrituras, que diziam que em Belém ocorreria o nascimento do Messias.
“O evangelho não nos fala muito sobre os Magos, mas o estudo das tradições da época e outros escritos especificaram que eles eram três irmãos Persas chamados Baltasar, Gaspar e Melchior. De acordo com o que carregavam em seus corações, os magos presentearam o menino com ouro (pois ele é Rei), com incenso (pois é Deus) e com mirra (por ser homem)”, conta o sacerdote.
Folia de Reis
Além do significado religioso, a data também é lembrada pela Folia de Reis, uma festa que também é popular. A comemoração iniciou com os portugueses e chegou ao Brasil na época da colonização, em meados de 1500.
A folia de reis é uma cerimônia onde pessoas católicas saem caminhando a pé pelas ruas das cidades, para levar às pessoas as bênçãos do menino Jesus. Na região Oeste de Santa Catarina vários grupos seguem com a tradição de visitas em residências com o mesmo intuito.
E ainda hoje, você acompanha no Canal Ideal, uma reportagem em vídeo sobre um grupo do município de Arvoredo, que neste ano retomou a antiga tradição do Terno de Reis. A nossa equipe de jornalismo esteve na comunidade de Linha Alegre, no interior do município e acompanhou a visita do grupo em algumas famílias.
Fonte: Canal Ideal