Notícias do Novo Tílias News

Defesa Civil divulga previsão climática para o primeiro trimestre em SC


A Defesa Civil (DC) divulgou dados sobre a previsão climática referente aos primeiros três meses de 2021 para Santa Catarina. De acordo com o órgão, este é o período mais úmido e chuvoso no estado. É esperado que haja valores acima da média para o mês de janeiro, principalmente no litoral catarinense, e dentro e acima da média para fevereiro e março.

Nestes três meses, devem ocorrer diversos temporais associados à chuva intensa. Além disso, raios, rajadas de vento e queda de granizo também estão predestinadas, segundo a DC. Por consequência do acumulado em curto período, é possível que haja alagamentos, enxurradas e deslizamentos.

Durante a tarde e noite, é comum que aconteçam frequentes chuvas de verão. Principalmente entre janeiro e fevereiro, na região litorânea, é esperado que haja uma chuva persistente e muitas vezes volumosa. 

Para este período, em relação à climatologia de chuvas no estado, é possível que aconteçam volumes entre 150 mm e pontuais acima de 230 mm para as áreas do Oeste, Florianópolis e Litoral Norte. Nas demais regiões, esses valores variam entre 110 mm e 190 mm.

Sobre as temperaturas, é previsto que aconteça um calor intenso e ondas de calor. Mas, por conta da alta pressão, é favorável a situação de uma maior diferença entre a temperatura máxima e a mínima.

Conforme o Instituto Americano de Meteorologia e Oceanografia (NOAA), estará presente o fenômeno La Niña (águas mais frias) para o mês de janeiro, com intensidade moderada a forte, com 95% de possibilidade de permanência durante o verão 2020/2021. É previsto que o fenômeno continue até o início de abril de 2021. 



Informações: Defesa Civil