A blumenauense Duda Amorim, 34 anos, foi escolhida como a melhor jogadora de handebol do mundo da década – 2011/2020. A eleição foi promovida pelo site Handball Planet, um dos mais importantes da modalidade.
Na mesma votação, através de escolha popular, Duda também foi considerada a mhanelhor defensora dos últimos dez anos. Entre outros títulos, Duda é campeã mundial, tendo sido escolhida a melhor atleta do torneio, tricampeã pan-americana pela Seleção Brasileira e pentacampeã da Champions League de clubes.
Além de ser o principal nome da modalidade no país, ela se consolida cada vez mais como um dos maiores nomes do esporte no mundo. Duda Amorim atua há mais de 15 anos na Europa, tendo passado pela Macedônia, onde defendeu o clube Kometal Gjorge Petrov, e está há mais de 10 anos na Hungria, no Gyori Eto KC.
Em 2014, ela já havia sido escolhida a melhor do mundo pela Federação Internacional da modalidade (IHF). Já em 2019 recebeu o prêmio de melhor da Europa pela Federação continental (EHF).
Nas redes sociais, Duda Amorim celebrou o prêmio e relembrou diversos momentos da carreira em uma galeria de imagens. “Espero que nestes anos, eu tenha conseguido inspirar novas gerações a acreditarem. Eu sonhei muito alto e fui atrás do que deveria ser feito”, declarou, agradecendo a todos que apoiaram, que votaram nela e também às companheiras de equipe.