Notícias do Novo Tílias News

Bombeiros salvam bebê que nasceu em casa com cordão umbilical entrelaçado no pescoço em SC


Por volta das 23h20min deste sábado (16) o Corpo de Bombeiros foi acionado para ir até a rua Alfredo Ivo Paul, em Canoinhas, para atendimento de gestante relatando dores de parto (contrações). Ao chegar no local, os bombeiros foram informados de que o bebê havia nascido naquele mesmo momento, sendo que no quarto foi encontrada a puérpera de 23 anos deitada com o recém-nascido abaixo de suas pernas na cama, ainda interligados pelo cordão umbilical.

A mãe estava bem, consciente e orientada, sinais vitais estáveis, referindo dores abdominais. Já o recém-nascido, cianótico, inconsciente, não apresentava respiração. Conforme relatos do pai da criança que acompanhou o nascimento, o bebê nasceu com o cordão umbilical entrelaçado no pescoço, onde ele o retirou. Como o bebê apresentava ausência de respiração, foi utilizado a perinha neonatal para aspiração das vias aéreas e realizado manobras de desobstrução de vias aéreas para lactante e tapotagem, onde já no primeiro ciclo o bebê começou a chorar.

Após foi realizado o pinçamento e o corte do cordão umbilical, foi feito a limpeza do bebê e colocado no colo de sua mãe. Juntos mãe e filho foram encaminhados a maternidade do hospital Santa Cruz para cuidados médicos.



Fonte: Michel Teixeira