Notícias do Novo Tílias News

Alerta no verão! Aparecimento de animais peçonhentos aumenta e exige cuidados


Esta semana o aparecimento de uma cobra da espécie jararaca assustou moradores no Bairro Santa Cruz, em Xanxerê. O mesmo ocorreu em São Miguel do Oeste. Conforme o Corpo de Bombeiros, o verão é o período do ano mais propício ao aparecimento de animais peçonhentos. Além de precisarem de calor externo, de dezembro a março é o período do nascimento de serpentes.

Em entrevista ao Canal Ideal, o tenente do Corpo de Bombeiros, Greison Rocha Bitencourt, explica que isso acontece devido ao fato de serpentes serem animais ectotérmicos, ou seja, que não são capazes de regular a temperatura corporal com mecanismos internos, então eles precisam de fontes externas de calor para elevar e manter a sua temperatura corporal constante. Esses animais obtêm calor do meio ambiente, geralmente com a exposição ao sol ou em contato com superfícies quentes, como rochas.

“Eles precisam se esquentar e o ser humano invadiu o ambiente deles, observamos que há pouca região arborizada nas proximidades das cidades. em locais que são bastante habitados não corredor ecológico para esses animais transitarem. Como eles têm que sair das tocas para esquentar o corpo, se torna muito mais fácil encontrarmos eles nas ruas e residências”, explica. 

Cuidados

Encontrar com um animal peçonhento como as serpentes representa um perigo, tanto para pessoas quanto para outras espécies de animais. Apesar disso, a orientação é não matar. 

“Quando se deparar com esses animais, não tentar resgatar sem treinamento ou sem materiais adequados. Deixe o local isolado para que ninguém entre em contato com a serpente, como crianças e cachorros, e acione o Corpo de Bombeiros, no 193, ou a Polícia Ambiental”, orienta. 



Informações: Corpo de Bombeiros