Poucas pessoas no mundo e em nossa região tiveram ou terão o privilégio de viver mais de um século. Dona Adelina Verônica Tochetto De Rós é uma das poucas do meio-oeste ao alcançar o feito e completar nesta segunda-feira (11), seus 103 anos.
Filha de imigrantes Italianos, José Tochetto e Matilde Botin, Adelina nasceu no dia 11 de janeiro de 1918 na comunidade Alfredo Chaves, hoje município de Veranópolis no Rio Grande do Sul. Lá morou com a família até aos 21 anos, quando casou com Fermino de Rós, também descendente de imigrantes italianos, nascido dia 8 de novembro de 1914.
Em 1939 depois de morar algum tempo em Nova Bassano, Rio Grande do Sul, com a família De Rós, o casal resolveu se transferir para a localidade de Papuã, hoje Treze Tílias.
Já instalados, iniciaram o cultivo da terra, para o sustento familiar. Com o passar dos anos, iniciaram a criação de suínos, bovinos, algumas vacas de leite e a produção de trigo, milho, soja, reflorestamento e produção de madeira.
A família também aumentou de um para 7 filhos. Fermino de Rós, foi vereador e posteriormente vice-prefeito no mandato de Afonso Dresch. Ele faleceu em 2005. Além dos 07 filhos, Dona Adelina tem 15 netos e 20 bisnetos.
Fonte: Minha Água Doce